×

CORONAVIRUS | Trabalhador paga a crise: Cinemark e Kinoplex implementam férias coletivas e PDV

Para defender seus lucros, os empresários da Kinoplex impuseram férias coletivas não remuneradas aos seus funcionários e a Cinemark anunciou um Plano de Demissão Voluntária.

segunda-feira 16 de março de 2020 | Edição do dia

Frente ao avanço da crise do Coronavírus no Brasil no Rio de Janeiro foi decretada a suspensão de aulas nas escolas e universidades, o fechamento dos cinemas e teatros pelo governador Witzel.

Para defender seus lucros os empresários da Kinoplex impuseram férias coletivas antecipadas aos trabalhadores sem se importarem as necessidades dos trabalhadores, que no meio dessa crise não poderão aproveitar de fato o período de férias, mas cuidar das famílias no meio da pandemia do COVID19. Por outro lado, os empresários da rede Cinemark querem que os trabalhadores aceitem o Plano de Demissão Voluntária oferecido pela empresa, proposta ainda não aprovada pelo Ministério do Trabalho. Ambas medidas destas empresas visam proteger os lucros capitalistas e descarregar a crise nos ombros dos trabalhadores.

A Cinemark ainda ofereceu a opção de um Programa de Qualificação Profissional Online, remunerado, recebendo no melhor dos casos até um 80% da remuneração liquida. Assim o funcionário ficaria em casa e sem receber adicionais de transporte nem de alimentação.

O PDV garantiria o saque do FGTS sem pagamento da multa rescisória. Os empresários impõem um prazo de 24 horas para os trabalhadores escolherem uma destas opções colocadas como as únicas possíveis da empresa implementar.

O que deveria ser feito pelos trabalhadores é que exijam pela liberação remunerada dos trabalhadores, pois a crise do Coronavírus não deveria ser paga pelos trabalhadores que frente a uma crise das dimensões do corona vírus verão afetados sua única fonte de renda.

A medida de fechamento dos cinemas, escolas e universidades não pode vir em si mesma, mas acompanhado de que o estado garanta que todos possam fazer os testes do Coronavírus, que haja ampliação de leitos e estrutura física para que todos sejam atendidos. Isso só pode ocorrer com o fim dos tetos de gastos, não pagamento da dívida pública. Que hospitais e farmácias privadas sejam tomadas e comecem a operar contra a disseminação da pandemia e com outras medidas que atentem contra a propriedade privada, para que não sejam os trabalhadores que paguem por essa crise. Não basta nos mandar ficar em casa, é preciso garantir o atendimento de qualidade a toda população.

Quando o Kinoplex e Cinemark demitem trabalhadores e dão férias não remuneradas nessas condições estão contribuindo para aprofundar a miséria dessa sociedade, são pessoas que vão ficar sem emprego e nem perspectivas de ganho material nesse contexto de crise. Nossas vidas valem mais que seus lucros.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias