×

CORONAVÍRUS | Trabalhador da UOM na Argentina diz: "podemos fabricar os leitos que a saúde pública precisa"

Com a indústria paralisada, um metalúrgico da Unión Obrera Metalúrgica (UOM) reflete sobre o quanto eles poderiam ajudar em meio à crise da saúde, fabricando desde leitos até salas modulares. Se soma ao que foi levantado pelos trabalhadores da Gotan em Burzaco (próximo a Buenos Aires), que querem produzir móveis para hospitais.

sexta-feira 27 de março de 2020 | Edição do dia

Texto publicado originalmente em espanhol no La Izquierda Diario, integrante argentino da Rede Internacional de Diários La Izquierda Diario:

Sou metalúrgico com mais de 15 anos de experiência. Naqueles anos, passei por quase todos os cargos: fui assistente, oficial cañistas, desenhista e hoje ocupo o cargo de projetista mecânico.

Em todos os meus anos participei de diferentes projetos. Sempre trabalhando em equipe, cheias de pessoas com experiência e conhecimento. Quando vejo no noticiário a crise da saúde que desencadeou o COVID-19, penso em tudo que os metalúrgicos poderiam fazer. Lembro-me das pessoas com quem trabalhei e percebi que podíamos fazer muitas coisas, desde uma simples maca a construções modulares. O curioso é que muitos projetos que realizamos para que as empresas façam fortuna hoje possam ser aplicados para enfrentar esta crise.
Em 2008 participei e fui um dos projetistas de edifícios modulares que foram feitos para estabelecer bases para escavações de petróleo. Até 500 m² de construção, fizemos em menos de dois meses. Todo esse desenvolvimento pode ser aplicado nesse momento, se trabalharmos pela saúde popular e não pelos lucros das empresas.

À primeira vista, uma maca é uma cama "normal", mas um pouco mais alta e com rodas. A primeira coisa que é feita são as cabeceiras. Em alguns modelos, são utilizados tubos redondos com diâmetro variando de 1 ½ ”a 2”. Para fazer esse componente, é utilizado um dobrador de tubos e o projetista deve levar em consideração o alongamento do perfil, se pode ser feito quente ou frio e se a trituração não gera rachaduras na peça. Nesses encostos, são colocados reforços e suportes que nada mais são do que tubos cortados, neste caso, com uma serra sem fim.

Coloquei todo esse exemplo para demonstrar que não é grande coisa para nós metalúrgicos criar uma sala moderadamente equipada para enfrentar esta crise. As ferramentas, nosso conhecimento, os materiais e nossa força existem, tudo o que precisamos fazer é colocá-las em práticas. A UOM deve exigir a reabertura das plantas para produção de suprimentos para hospitais e, assim, devolver também o trabalho aos 70.000 metalúrgicos que foram demitidos durante o macrismo. Esse tipo de crise mostra como os interesses dos empregadores e dos governos limitam nossas capacidades; produzir para gerar lucros para poucos atenta contra a satisfação das necessidades mais urgentes dos trabalhadores e do povo. É necessário reorientar a produção sob gestão de seus trabalhadores para satisfazer as necessidades dos mais vulneráveis diante da pandemia. Um exemplo disso é a empresa recuperada Madygraf da zona norte, que juntamente com os alunos da Unsam, começou a produzir gel de álcool. No Parque Industrial de Burzaco, os trabalhadores de Gotan dizem que podem fabricar móveis para hospitais.

A proposta é proteger nossas vidas, dando um exemplo do potencial que temos. Aqui podemos tomar medidas para evitar situações críticas, como muitos países da Europa que viram seus sistemas de saúde entrarem em colapso. Vemos que a Alemanha é o país com a menor taxa de mortalidade, graças a maior quantidade de quartos, leitos e respiradores. Se essas medidas forem eficazes, coloquemos nossas fábricas produzir para abastecer hospitais.

O que você acha? Se você concorda com essas propostas, deixe seu comentário.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias