Um que está em curso nesse momento em São Paulo, é mais do que o destino dos serviços públicos do estado, é um embate preparatório entre frações de classe que disputarão os destinos do país e do regime político nos próximos anos
Na propaganda utilizada para vender o peixe das privatizações o grande argumento levantado é o da eficiência. A crise da Enel dos últimos dias desmascarou a mentira
Como já discutimos em diversos textos analisando o significado e as consequências do 8 de janeiro, que fortalecem o processo de estabilização do novo governo, essas ações nas quais a cúpula das forças armadas foi levada pelo bolsonarismo mais longe do que pretendia, dificultou enormemente a integração (...)
Em pleno sábado à noite, muitos jovens e trabalhadores comemoram uma semana de grandes reveses para Bolsonaro enquanto Lula, José Mucio e os comandantes militares se juntaram, num encontro discreto, que não constava nas agendas. Nunca saberemos o que realmente foi dito ali, mas a mensagem (...)
Se completaram cinco anos e o assassinato de Marielle Franco e Anderson Gomes, sem que se tenha avançado na sua elucidação. Esse crime político é um símbolo terrível da ofensiva reacionária iniciada com o golpe institucional de 2016, da ascensão do bolsonarismo, da extrema direita miliciana e revelador (...)
O generalato e a cúpula das três forças buscam se distanciar do bolsonarismo e encontrar seu lugar no orçamento do novo governo da Frente Ampla. Um caminho cheio de obstáculos, para uma oficialidade que foi longe demais no seu comprometimento com o bolsonarismo e agora pago o (...)
Nas últimas semanas cresceu a tensão entre o governo Lula e o presidente da Câmara Arthur Lira. No entanto, depois do que foi considerada uma vitória parlamentar do governo, Lula e Lira se reuniram, o processo contra Lira no STF foi rejeitado e agora se discute uma reforma (...)
A votação do arcabouço fiscal, o novo teto de gastos de Lula e Haddad, está derrubando muitas máscaras. Lula enquadrou o PT e exigiu unidade do partido neste que é, o primeiro e brutal ataque neoliberal que o PT leva adiante para honrar a aliança com Alckmin e o mercado financeiro. A CUT, que integra (...)
Depois de seis anos estão em curso mais uma vez as eleições para a APEOESP, o sindicato de professores do estado de São Paulo, uma categoria que conta com um longo histórico de lutas e que foi profundamente golpeada pelo golpe institucional e pelo governo de (...)
É usual, e com ela não seria diferente, que sobre o cadáver de uma grande personalidade, se juntem os abutres de todos os tipos para se alimentar da carne ainda fresca. Afinal, os mortos não falam. Mais do que falar sobre Rita, sua vida e sua obra, queremos aqui refletir sobre a repercussão de sua (...)
O vazamento das imagens que comprometeram o general G Dias, levaram à queda do primeiro ministro de Lula. O GSI (Gabinete de Segurança Institucional), antiga casa militar, seguirá sendo um bastião do generalato, que Lula não pretende dissolver. Esse acontecimento, por concentrar uma série de (...)
A pesquisa Datafolha divulgada no início da semana passada foi boa para o governo Lula e demonstrou que em geral ainda se mantém a situação que os analistas políticos chamam de “lua de mel”, mas traz novos sinais políticos que temos que analisar mais a (...)
De uma constelação de intelectuais que depois da constituição de 1988 se dedicaram a estabelecer laços e estudar as forças armadas, durante muito tempo Piero Leirner brilhou como o único, é preciso dizer, que foi capaz de ver o óbvio: O comprometimento da cúpula militar com seu retorno à política e seu (...)
Quase dois meses depois da recondução de Arthur Lira e Rodrigo Pacheco como presidentes da Câmara e do Senado, o Congresso ainda não começou a funcionar. Arthur Lira, encorajado pelo apoio unânime do PT ao bolsonarismo, para sua reeleição, desafia o Senado e ameaça o funcionamento do legislativo, (...)
Os anos de golpe institucional e de governo Bolsonaro significaram um grande avanço dos interesses dos latifundiários e da agroindústria contra os trabalhadores rurais, os camponeses e os povos originários. O governo Lula não vai voltar atrás neste processo, para não romper a aliança que o elegeu e (...)
Neste 7 de março, o movimento de trabalhadores viveu uma jornada histórica. Uma massiva mobilização em toda a França, que seguiu como greve renovável em setores estratégicos como as refinarias, os portos e as ferrovias, exigindo dos sindicatos que chamem uma greve geral até a derrubada da (...)
Nos últimos dias três movimentações no xadrez militar precisam ser compreendidas na sua conexão. O vazamento da íntegra da fala do atual comandante do exército quando ainda era o comandante do sudeste. A anuência do Supremo Tribunal Militar de que o STF julgue os militares envolvidos no 8 de janeiro. (...)
Numa cúpula que esteve marcada pelo vergonhoso apoio de Lula e Fernandez ao governo golpista e assassino de Dina Boluarte e pelos acordos para ampliar a extração de gás de vaca muerta na Argentina, atividade que ataca territórios de povos indígenas, o acordo envolvendo o blindado Guarani, projeto (...)
Depois de permanecer anos articulando dos bastidores as diretivas do seu partido, o PSD, agora o ex-prefeito de São Paulo assume um papel de destaque no processo de transição de governos. Com um pé em cada canoa, assumindo um posto chave no governo Tarcísio e negociando com o governo Lula apoio no (...)
Durante todo o processo eleitoral, de forma ainda mais aguda no domingo da votação e nos dias que se seguiram, assistimos a uma enorme degradação do sistema democrático e um crescimento de todas as forças autoritárias, ou, mais precisamente, bonapartistas. Enquanto Lula, o PT e as centrais sindicais (...)
Escrevemos este artigo na manhã de terça feira e, mesmo depois de seu filho, Flávio Bolsonaro reconhecer a derrota, ainda que não diretamente, Bolsonaro ainda permanece em silêncio. O que ele quer com isso?
Contra o que apontavam as pesquisas até às vésperas da eleição, candidato apoiado pelo presidente Bolsonaro não só ficou a frente do candidato do PSDB, Rodrigo Garcia, como ultrapassou Haddad e com 42% dos votos chega ao segundo turno contra o petista em primeiro lugar. Antes de desesperar e se (...)
Tarcísio (Republicanos) contrariou as pesquisas, que apontavam uma disputa entre ele e Rodrigo Garcia para o segundo lugar, terminou o primeiro turno na primeira posição.
No nascimento da mal chamada Nova República, a quinta na história brasileira, surgida pelo pacto das elites civis com as cúpulas militares, foi obrigatório integrar ao novo regime político o movimento operário e as camadas populares, que vinham de ser os grandes protagonistas do fim da ditadura. Mal (...)