×

GOVERNO COVAS | Testes em crianças de São Paulo mostram a impossibilidade do retorno às aulas em meio a pandemia

Mapeamento feito pela Prefeitura Municipal de São Paulo aponta que 16% das crianças e dos adolescentes tiveram contato com o vírus e dessas, 64% não apresentaram nenhum sintoma. O resultado escandaloso fez com que Bruno Covas recuasse na retomada presencial em setembro.

terça-feira 18 de agosto de 2020 | Edição do dia

O governador João Doria havia indicado o mês de setembro para a retomada das atividades presenciais nas escolas, a indicação vale para os municípios que estão na fase amarela, que é o caso da capital paulista. Enterrando de vez seu discurso demagógico de quarentena, Doria força agora pela reabertura, pressionado pela necessidade de lucro dos empresários, autoriza a retomada sem explicar como escolas que não tem sequer sabonete estariam prontas para receber a comunidade escolar.

Porém, o resultado de uma pesquisa realizada no município de São Paulo revelada na última terça-feira, dia 18, escancarou a impossibilidade de que a retomada fosse aplicada na capital uma vez que 64% dos alunos que testaram positivo para o vírus são assintomáticos. Esse resultado obrigou que o prefeito Bruno Covas viesse a público anunciar o veto ao retorno, uma vez que escancarou a impossibilidade da retomada frente a um cenário em que não se consegue testes e os hospitais seguem sobrecarregados. O teste revelou ainda que o alcance do vírus nas crianças paulistanas é de 16%, sendo que de todas elas, 25% moram com pessoas que são do grupo de risco.

A pesquisa reafirma assim como várias outras o fato de que são os negros e os setores mais pobres da classe trabalhadora os que mais são contaminados com o vírus, mostrando o profundo caráter de classe e raça que também se escancara através dessa doença.

O anúncio do retorno feito por Doria aconteceu no último dia 7, quando foi indicado um retorno para 7 de outubro das aulas regulares com um retorno antecipado em 8 de setembro para aqueles que precisem de reforço, expondo assim justamente os alunos com mais dificuldades no aprendizado. Apesar da linha aparentemente responsável de Covas, a decisão do veto partiu de um cálculo político que leva em conta os números gritantes e as próximas eleições municipais.

Qualquer sombra de responsabilidade se dissipa quando recordamos que o mesmo Bruno Covas é quem avança com a PL 452, abrindo margem para precarização aumentando a quantidade de temporários, além de autorizar vagas em escolas privadas, abrindo margem para privatização. O mesmo Covas ainda pretende entregar a administração de vários CEUs para grupos privados, além de ter dado uma dor de cabeça aos candidatos às vagas temporárias nos últimos dias.

Além disso, Doria e Covas estavam juntos no começo da pandemia fazendo uma oposição à Bolsonaro que significava na prática uma quarentena fajuta, sem testes, sem EPIs até mesmo em lugares como o Hospital Universitários da USP, além de fazerem vista grossa para as massas se trabalhadores precários do telemarketing, dos aplicativos de entrega e das empresas terceirizadas que nunca tiveram direito a quarentena.

Para Covas, a decisão a respeito de milhares de vidas não passa de um cálculo numérico, afastado de qualquer preocupação com quem são esses alunos, esses familiares, esses professores e funcionários que estão a mercê do seu veto. É preciso que a decisão do retorno às aulas parta da comunidade escolar em discussão com os trabalhadores da saúde, pois são os trabalhadores que conhecem a realidade da escola e a sobrecarga dos hospitais e pode de fato, são os professores que sabem muito bem quais escolas não tem nem mesmo sabonete para que se garanta de fato um retorno responsável.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias