×

EXPECTATIVA | Tensão social no centro de Porto Alegre

domingo 17 de abril de 2016 | Edição do dia

Durante essa semana, pelo menos um prédio do centro de Porto Alegre colocou tapumes em suas fachadas para impedir possíveis ataques de manifestantes nesse domingo. A razão, segundo os leitores que nos enviaram a foto, é se proteger de supostos ataques violentos do MST e outros "grupos esquerdistas".

Desde o início da semana integrantes da Frente Brasil Popular estão construindo o acampamento pela legalidade e pela democracia na Praça da Matriz, no centro da capital gaúcha. Até agora não houve nenhuma denúncia de qualquer ato de violência ou algo do tipo vindo do acampamento que está lá desde o início da semana.

Mesmo assim, a paranóia do medo de certos setores da classe média remete a junho de 2013, quando prédios no centro de Porto Alegre também ergueram tapumes para se defender da suposta violência dos manifestantes.

Segundo alguns que participaram ativamente dos atos de junho de 2013 em Porto Alegre, diferentemente do que dizia a grande mídia, a maior parte das chamadas "ações de vandalismo" eram feitas por agentes infiltrados dentro do movimento para deslegitimar as ações dos atos e dividir o movimento da população, visto que os black blocs visavam símbolos do capitalismo, como bancos, e não moradias.

Essa tensão social é fomentada por grande parte da grande mídia e de setores da direita para mostrar o MST, e outros movimentos contrários ao impeachment, como violentos.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias