×

EDUCAÇÃO | Tabata Amaral quer professor universitário a serviço das empresas e fim da dedicação exclusiva

Nova proposta de emenda parlamentar, encabeçada por Tabata Amaral (PDT), quer fim da dedicação exclusiva para docentes das universidades federais e permissão para que os mesmos sejam contratados por empresas para desenvolver projetos para o mercado.

quinta-feira 28 de novembro de 2019 | Edição do dia

O governo segue buscando formas de atacar o ensino público e a comissão da Câmara dos Deputados pretende apresentar uma Proposta de Ementa Parlamentar, liderada por Tabata Amaral (PDT-SP), que afirmar ter como objetivo de "evitar cortes na educação".

Contudo, a demagogia de Tabata Amaral sobre os cortes na educação e a fúria com que Bolsonaro e seu governo avança contra o ensino superior fica evidente quando, entre os 18 pontos desta emenda, consta uma proposta de colocar fim à dedicação exclusiva dos docentes das universidades federais.

Relembre: Tabata Amaral: "Tem faculdades e universidades que dá pra cortar mais que outras"

É importante ressaltar que é a dedicação exclusiva dos docentes que permite que eles exerçam efetivamente as atividades de pesquisa, ensino e extensão. Este mecanismo é importante para garantir a qualidade com que o professor intervém e atua nas universidades, ainda que com o sucateamento das instituições de ensino, a contra-cara é que professores acabem cumprindo múltiplas atividades e enfrentando uma sobrecarga de trabalho.

Tabata Amaral

Outro ponto escandaloso que é parte da PEC da Tabata Amaral, em comunhão com Rodrigo Maia, e outros parlamentares inimigos da Educação, é a permissão para contratação desses docentes para o desenvolvimento de projetos para o mercado.

O Future-se, projeto de Weintraub, ministro da Educação de Bolsonaro, é um dos passos para abrir ainda mais as universidades para a privatização, congelando contratações de trabalhadores e garantindo que as empresas possam aprofundar o uso das instituições públicas para a produção de pesquisas científicas e técnicas servis ao seu lucro. Esta lógica de funcionamento já pode ser observada em algumas universidades, como por exemplo na USP, onde a Vale, responsável pelos crimes de Brumadinho e Mariana, injeta verba em laboratórios para que façam pesquisas que possam aumentar sua margem de lucro.

Saiba mais: Os convênios da USP com a Vale: uma reflexão sobre o papel da universidade

Com esta PEC da Tabata Amaral, que no discurso supostamente defende a educação, mas que na prática vota favoravelmente a reforma da previdência e que comanda um projeto com ataques importantes contra funcionamento das universidades públicas, o projeto de Weintraub toma ainda mais corpo e pode garantir com mais vigorosidade o processo de privatização do ensino público.

Veja também: Novo texto do Future-se prevê dar imóveis para a especulação do mercado financeiro

Bolsonaro e seu governo, ao lado do Congresso, possuem um projeto de destruição da educação pública, para entregar às empresas privadas os maiores centros de excelência em pesquisa e educação do país.

Destruindo a pesquisa científica e o ensino superior público, e ao mesmo tempo, dando grandes benefícios aos ruralistas, Bolsonaro avança a passos largos para reprimarizar a economia, transformando o Brasil no "celeiro do mundo". Com as reformas e ajustes, Bolsonaro entre também para livre exploração dos grandes monopólios as universidades construídas com dinheiro público.

15M: atos massivos tomam às ruas contra os cortes na Educação

É preciso enfrentar os ataques e projetos de Bolsonaro e do Congresso contra a Educação e o funcionalismo público. Junto à isso, é preciso levantar um profundo debate sobre uma universidade pública que esteja à serviço dos trabalhadores e da população, batalhando contra os cortes, pelo aumento de vagas e pela defesa das cotas, para que os filhos da classe trabalhadora também possa entrar no ensino superior.

A pesquisa científica, muito explorada pelas empresas, devem romper com a lógica produtivista da academia, que pressiona para produção desenfreada e muitas vezes pouco útil ao conjunto da população.

É preciso enfrentar Bolsonaro, se inspirando na força da juventude e dos trabalhadores chilenos, retomando as massivas manifestações dos dias 15 e 30 de maio contra os cortes, organizando um plano de lutas capaz de fazer com que sejam os capitalistas que paguem por essa crise que eles mesmos criaram.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias