×

ELEIÇÕES TUTELADAS PELO JUDICIÁRIO | TSE proíbe veiculação de carta de apoio de Lula a Haddad como propaganda eleitoral

Em mais uma mostra da manipulação do judiciário nas eleições, o TSE acolheu o questionamento da coligação PSL-PRTB, do candidato Bolsonaro, e decretou a retirada da propaganda eleitoral do PT em que era lida uma carta de Lula a seu substituo Fernando Haddad, em uma evidente tentativa de atuar sobre a capacidade de transferência de votos do ex-presidente.

terça-feira 18 de setembro de 2018 | Edição do dia

Após a proscrição da candidatura de Lula como candidato presidenciável, o ex-presidente fez uma carta que foi veiculada como propaganda eleitoral para o seu substituto, Fernando Haddad (PT), que continha os dizeres: "E o nosso nome agora é Fernando Haddad" e "Eu quero pedir de coração a todos que votariam mim, que votem no Haddad para presidente".

Entretanto, nesta última segunda-feira (17) a carta foi proibida de ser vinculada como propaganda eleitoral pelo ministro Sergio Banhos, do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Segundo o ministro a leitura da carta superaria os 25% do tempo autorizado em lei para um apoiador de uma candidatura, além de expressar apoio ao novo candidato a presidente. O candidato a presidência Jair Bolsonaro (PSL) também contestou a propaganda eleitoral.

A tentativa de veiculação da carta como propaganda eleitoral comprova a tática de transferência de votos do ex-presidente para o novo candidato à presidência, pois nas últimas pesquisas Lula tinha 40% de intenção de votos, mesmo estando em julgamento e antes da barragem da candidatura de Lula pela manipulação do judiciário.

Essa proibição é mais uma forma de manipulação das eleições pelo autoritarismo do judiciário, mas também fortalece o posicionamento apático do PT em enfrentar tais decisões, o que não é nenhuma novidade já que este poderio da casta de juízes se deu, com maior peso, nos anos de governo petista.


Temas

Eleições 2018    Haddad    PT    Lula



Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias