×

AstroWorld | Show do rapper Travis Scott acaba em tragédia com 8 mortos e feridos

Como parte de festival promovido pelo rapper, mortes aconteceram na noite desta sexta-feira nos Estados Unidos. Autoridades americanas falam em 8 mortos e centenas de feridos. Empilhadas e pisoteadas, vídeos e tweets falam em invasão ao festival mas principalmente negligência com segurança, logística e profissionais médicos.

Calvin de OliveiraEstudante de Geografia da UFF - Niterói

domingo 7 de novembro | Edição do dia

Foto retirada do site The Independent

Travis Scott, um dos grandes nomes do Rap americano no último ano, promovia um festival com o nome de um de seus últimos álbuns, AstroWorld, no estado do Texas, nos EUA. O festival aconteceria nesta sexta(5) e em seguida no sábado. Por conta das mortes, o festival cancelou apresentações neste sábado.

O festival reunia nomes diversos da música como SZA, Tame Impala, Yves Tumor, Toro Y Moi, Bad Bunny, Earth, Wind & Fire, 21 Savage e mais. Causa mais provável do pisoteamento e imprensamento de pessoas foi a aparição surpresa do rapper Drake que de acordo com a polícia de Houston causou que 50 mil pessoas se deslocassem em direção ao palco de forma rápida, causando pânico e infelizmente pessoas pisoteadas, prensadas levando a morte de 8 pessoas e além de centenas de feridos e hospitalizados.

Nas redes sociais viralizam vídeos de relatos de participantes de show denunciando os rappers que se apresentavam no momento, Travis e Drake, de não pararem de se apresentar de forma urgente. Vídeos feitos no próprio festival são de pessoas gritando “Pare o show! Tem pessoas mortas ali!”. Aparecem também acusações da falta de profissionais médicos e de logística para as dimensões do festival, além de um vídeo em que supostamente confirma uma invasão, com mais pessoas se empilhando ao derrubar grades.

Mortes são infelizmente fruto da negligência capitalista e o lucro a todo custo, retirando custos em questões essenciais como médicas e organizacionais, além do cerceamento ao acesso à cultura na juventude. Partidários da extrema-direita trumpista utilizaram-se da tragédia para fazer ataques racistas, por se tratarem de rappers negros, e colocaram a culpa pelo perfil do público pelas mortes. Nós do Esquerda Diário repudiamos esses ataques racistas.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias