×

Luta dos trabalhadores | Servidores públicos de Florianópolis entram em greve

Na última quarta-feira (09), em assembleia do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Florianópolis (Sintrasem), os trabalhadores municiparios decidiram entrar em greve.

segunda-feira 14 de fevereiro de 2022 | Edição do dia

O movimento grevista inclui trabalhadores da saúde, educação, assistência social e outros setores da prefeitura. Além dos trabalhadores municipários, servidores da Autarquia de Melhoramentos da Capital (Comcap), em assembléia, decidiram paralisar suas atividades, em luta contra o processo de privatização que a prefeitura planeja fazer no próximo período.

De acordo com o Sintrasem, os trabalhadores da prefeitura são contra a privatização. Os servidores da saúde pedem reajuste. Os da educação afirmam que a prefeitura não cumpriu o acordo coletivo com a categoria. Na assistência social, os trabalhadores querem que o município chame os aprovados no último concurso público realizado.

Existem ainda pontos de discordância entre as categorias, como na reivindicação pela Comcap, de contratação de empresas terceirizadas para limpeza urbana, o que não faz parte das reivindicações dos servidores municipais.

De acordo com o sindicato, existem vários pontos de discordância entre o que a prefeitura propôs e o que os trabalhadores defendem, como cláusulas do acordo coletivo e discussões ligadas à garantia de emprego, concurso público e o fim das terceirizações. Ainda, o sindicato afirma ainda que a data-base é discutida desde novembro e esta foi a primeira proposta de acordo encaminhada pela prefeitura desde então.

A Prefeitura de Florianópolis informou por meio de nota que "todos os salários bem como acordos com a Comcap estão em dia e que a greve, mais uma vez, é ilegal. O município já está buscando empresas para cobrir as regiões atendidas pela Comcap. O Norte da Ilha e o Continente, como já são atendidos por empresa privada, seguem com serviço normal de coleta".




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias