×

SEMANACS 2019 | Semana de Ciências Sociais da Unicamp acontecerá dos dias 26 ao 30 de agosto

Na próxima semana, dos dias 26 ao 30 de agosto, acontecerá no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp, o IFCH, a SEMANACS 2019, Semana de Ciências Sociais, que nesta edição terá como tema: “Afaste de nós esse cale-se: as Ciências Sociais como prática de liberdade”.

quarta-feira 21 de agosto de 2019 | Edição do dia

A Semanacs é organizada por estudantes da graduação em ciências sociais do IFCH e tem como objetivo promover mesa de debates, grupos de trabalho, minicursos, sobre os mais variados temas que permeiam o fazer do cientista social ligado à conjuntura política nacional.

No primeiro ano do governo Bolsonaro, frente a grandes ataques como é a Reforma da Previdência, o Future-se e todos cortes na educação que atingem em cheio às ciências sociais, além de toda perseguição ideológica às universidades, o tema da semanacs tem com objetivo debater o papel do cientista social diante de tamanhos desafios.

Conjuntura nacional, trabalho, prostituição, mídias independentes, cotas raciais, produção científica e tecnológica, pensamento crítico, educação, raça, gênero, sexualidade, direito à terra, são alguns dos temas que vão passar pela semana.

A Mesa de abertura, de nome “O país que não está no retrato: Justiça à Marielle Franco”, terá como bjetivo debater a conjuntura nacional frente ao governo Bolsonaro e os impactos para as relações raciais, indígenas e para os trabalhadores no Brasil. A mesa terá como convidadas: Carolina Cacau que é estudante da UERJ, professora, ex-candidata do MRT a vereadora pelo PSOL e colunista do Esquerda Diário, Lucilene Reginaldo, professora do Departamento de História do IFCH e atualmente professora da área de Estudos Africanos e Fabiane Medina, doutoranda em Ciência Política do IFCH e atualmente pesquisa sobre feminismo e mulheres indígenas.

Veja abaixo, toda a programação com as demais mesas, grupos de trabalhos e mini-cursos:




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias