×

RIO DE JANEIRO | “Sem previsão, sem solução”: ONGs e Paes atrasam 2 meses salário de trabalhadores de abrigos

quarta-feira 7 de abril de 2021 | Edição do dia

O Esquerda Diário recebeu novamente denúncias dos trabalhadores das ONGs CIEDS (Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável), ECOS (Espaço, Cidadania e Oportunidades Sociais) e OPJ (Obra De Promoção Dos Jovens) que as ONGs e a Prefeitura do Rio manteve seus funcionários nos abrigos, trabalhando com os salários de dois meses atrasados.

Após o fechamento da primeira edição desta matéria nos foi informado que as outras ONGs regularizaram o salário mas que a CIEDS segue não pagando os trabalhadores

Recebemos a atualização de que a Prefeitura fez o repasse para as ONGs, porém, as entidades continuam dizendo que não tem como pagar os seus funcionários. Abaixo, o extrato dos pagamentos feitos pela prefeitura à ONG Cieds:

No começo do mês de março denunciamos a mesma situação com esses trabalhadores com 2 meses de salários atrasados. Foram recebidos pela Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos da prefeitura do Rio de Janeiro que prometeram o pagamento de todos os salários atrasados, mas a promessa da prefeitura não foi cumprida completamente e hoje estão na mesma situação de enorme dificuldade. A situação de descaso da prefeitura e das ONGs com esses trabalhadores e com os usuários dos abrigos é revoltante. Mantem o trabalho sem prover nenhum tipo de equipamento de proteção para combater a pandemia. Assim vemos que a prefeitura do Rio do Eduardo Paes não tem nenhuma preocupação com o combate a pandemia ou as dificuldades da crise econômica que se aprofundam com a pandemia. Agora o Paes quer aprovar a reforma da previdência no município, em meio a pandemia.

Em carta dos trabalhadores da ONG CIEDS encaminhada ao Esquerda Diário, eles denunciam a “falta de profissionalismo e comprometimento da ONG CIEDS” com os “terceirizados que estão desde janeiro sem receber, sendo pago somente Janeiro dia 10 de março”.

Segundo relato de um trabalhador dos abrigos a situação é muito difícil: “Estamos pior, meu amigo, na situação. Aquela conversa do dia 10 recebemos 1 pagamento atrasado. Ai logo nós ficou com outro atrasado também. Ou seja desde aquele dia, estamos batendo esse mês agora, dois pagamento atrasado. Sem previsão, sem uma solução. Colocaram a gente de aviso até o dia 20. Vai ter uma licitação das ONG dia 15 vai ter uma decisão se vai ficar ou não, mas a gente não sabe de nada. Estamos sem pagamento, trabalhando sem pagamento, naquele abrigo. Até os alimentos dos abrigos são poucos. Está muito difícil toda a situação. Ou seja continuamos sem previsão de nada. Poxa tem gente, tem educador passando um sufoco. Muito difícil, está muito difícil.”

Compartilhamos embaixo a carta na integra dos trabalhadores da ONG CIEDS à imprensa:

Boa tarde, venho por meio deste solicitar a ajuda da imprensa para que divulguem a falta de profissionalismo e comprometimento da ONG CIEDS, conveniada com a prefeitura do Rio de Janeiro, em pagar os terceirizados que estão desde de Janeiro sem receber, sendo pago somente Janeiro dia 10 de março de 2021.

Em fevereiro, os funcionários tiveram que se desdobrar para conseguir dinheiro para ir trabalhar, sem contar com o nome sujo que receberam por atraso de contas. Segundo o Art. 459 do Decreto de Lei n° 5452, quando o pagamento houver sido estipulado por mês, deverá ser efetuado, o mais tardar, até o quinto dia útil do mês subsequente ao vencido. E para completar, todos os funcionários da secretaria municipal da assistência social estão de aviso prévio desde o dia 22 de março de 2021, a ONG Cieds está tentando ganhar a licitação com a prefeitura.

Portanto, peço gentilmente que ajude-nos a agir. Pois, se tentarmos tomar medidas para reverter essa situação, estaremos sob chantagem de demissão.

Ouça e compartilhe o Podcast Peão 4.0!

Todos os dias, ouça a realidade contada a partir dos trabalhadores em 5 minutos!

💬 Quer denunciar? Mande seu relato para +55 11 97750-9596
E siga o Esquerda Diário nas redes e plataformas de streaming!




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias