Estudante de economia (PUC-SP)
Reproduzimos a seguir um excerto ligeiramente modificado de “As influências de Leon Trótski sobre o dependentismo”, artigo apresentado por Seiji Seron na última terça-feira (03), em simpósio temático do evento “Trótski Em Permanência”. O artigo completo será oportunamente publicado nos anais do (...)
A corrente “radical” ou “marxista” da dependência proporcionou uma salutar contribuição à crítica da economia política ao conceber o subdesenvolvimento não como mero atraso ou falta de desenvolvimento, falta de capitalismo, mas sim como uma forma particular de desenvolvimento capitalista e consequência (...)
Boa parte das necessidades dos trabalhadores não é satisfeita no mercado, mas privadamente, através do trabalho doméstico. Esta é uma das principais formas como o capitalismo se aproveita do machismo para potencializar a exploração de toda a classe (...)
As eleições brasileiras de 2020 ocorreram depois de importantes revezes da “Internacional direitista”, na Bolívia, no Chile, e nos EUA. Para derrotar definitivamente essa direita é preciso derrotar o sistema capitalista, e para isso a independência de classe dos trabalhadores é (...)
A China atual e o partido que a governa não só não têm nada de comunista como também já exemplificam algumas das maiores perversidades do capitalismo contemporâneo. A seguir, tentaremos resumir as principais transformações da sociedade chinesa desde a Revolução até o presente, com exceção da mudança do (...)
Um debate marxista com a recente teoria da Modern Monetary Theory
Empresas do setor petrolífero atacam agressivamente sua força de trabalho. Petrobras reduzirá seus custos operacionais em 30%; Shell e Stateoil, 40%.
O não-pagamento da dívida pública é o único jeito de obras públicas, como a construção de hospitais, não implicarem ataques redobrados contra os trabalhadores.
A teoria da dependência mais conhecida é a de FHC. Porém, existe outra versão, à qual alguns intelectuais têm se referido como a “teoria marxista da dependência” (TMD).
Nas redes sociais, o primeiro número da revista Jacobin Brasil suscitou polêmicas em torno de um de seus contribuintes: Jones Manoel (PCB). O último capítulo dessa novela foi ao ar pela via do blog Lavra Palavra, onde Jones expôs suas “hipóteses” acerca do (...)
Trazemos abaixo uma entrevista com Angela Mendes de Almeida, publicada originalmente na revista Revolução Permanente nº 3 (set-nov 2019), sobre seu livro Do partido único aos crimes do stalinismo, a ser lançado em breve.