×

PESQUISA DATAFOLHA | Segundo Datafolha, apenas 14% da população aprova o Congresso Nacional

Míseros 14% da população, segunda pesquisa, avaliam o Congresso Nacional como "ótimo" ou "bom", enquanto mais de 80% acha ruim, péssimo ou regular. Após tantas reformas neoliberais e retiradas de direitos, trabalhadores têm razão em não confiar no poder legislativo.

segunda-feira 12 de julho de 2021 | Edição do dia

Foto: dia da eleição de Arthur Lira para presidência da Câmara

Após a mais recente pesquisa do Datafolha indicar que a larga maioria dos brasileiros é contra a participação de militares na política (62%), agora veio a vez da avaliação sobre os trabalhos no Congresso Nacional.

Segundo a pesquisa, 38% da população avalia o trabalho dos deputados e senadores como péssimo ou ruim, ao passo em que 43% avaliam como regular. Apenas 14% acham bom ou ótimo o trabalho legislativo.

A pesquisa toda pode ser vista aqui.

Os números indicam enorme deslegitimação de deputados e senadores tendo em vista um histórico de ataques aos direitos dos trabalhadores e da juventude nos últimos anos, contrastando com aumento de privilégios de uma casta política muito bem remunerada. A população vive na miséria enquanto os políticos nadam em rios de dinheiro, legal ou ilegalmente. Esse número expressa importante crise no regime político golpista brasileiro.

Comparando a pesquisa de metade de 2021 com a de 2019, logo se vê que o auxílio emergencial forneceu sobrevida aos congressistas. À época, no fim de 2019, 45% da população avaliava o trabalho do Congresso como péssimo ou ruim.

Reforma da previdência, reforma trabalhista, teto dos gastos, privatizações, e um longo etc., são apenas alguns exemplos de ataques comandados pela Câmara dos Deputados ou Senado e que explicam um pouco do desprezo de grande parte da população com relação ao Congresso. Apesar do que diz a grande mídia, como a própria Folha, essas reformas neoliberais vem sendo amplamente rechaçadas pelos setores mais pobres da população.

Leia mais aqui: 70% dos brasileiros acreditam que governo Bolsonaro é corrupto




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias