×

CHUVAS SP | São 20 mortos pelas chuvas na Baixada Santista enquanto Dória salva os lucros capitalistas

As mortes e desaparecimentos na Baixada Santista, litoral paulista, nessa temporada de chuvas, mais uma vez revela como a política dos governos condenam a população aos desastres ambientais.

quarta-feira 4 de março de 2020 | Edição do dia

As buscas por 29 pessoas desaparecidas durante as chuvas fortes na Baixada Santista, no litoral paulista, continuam na manhã desta quarta-feira, 4, à medida que o Corpo de Bombeiros vasculha os escombros de deslizamentos em Santos, São Vicente e no Guarujá. O balanço mais recente divulgado pela Defesa Civil confirma 19 mortes com o temporal.

A cidade mais atingida foi Guarujá, que concentra o maior número de mortes (15), pessoas desaparecidas (22) e desabrigadas (11). Na sequência, estão os municípios de Santos (3 óbitos e 5 desaparecidos) e, por fim, São Vicente (1 óbito e 2 desaparecidos). Ao todo, quase 200 pessoas estão desabrigadas: 155 no Guarujá, 6 em São Vicente e 37 em Santos.

Em São vicente, um casal de idosos morreu. Um asilo atingido pela chuva sofreu uma erosão que engoliu o chão do prédio que abrigava os idosos.

Longe de serem resultado de “causas naturais”, esses deslizamentos, soterramentos de casas e inundações são fenômenos previsíveis frente a sazonalidade do período de chuvas. Mas graças à falta de investimentos em infraestrutura e habitação para a população mais pobre e precária, resultam todos os anos em mortes, desaparecidos, gente que perde tudo por causa das chuvas.

Essas mortes poderiam e deveriam ser evitadas, portanto são de inteira responsabilidade do governo João Dória e das prefeituras, que garantem seus privilégios e lucros dos empresários enquanto a da população tem que se submeter às habitações precárias e em situação de risco, fruto da exploração, do desemprego e da miséria cotidiana.

São mortes que ocorrem em meio a aprovação de uma cruel reforma da previdência contra os servidores do estado, aprofundando o saque às aposentadorias coordenado por Bolsonaro, o Congresso e os militares do seu governo. Enquanto famílias e idosos são soterradas no estado, o governo de SP garante o lucro dos capitalistas em cima dos direitos dos trabalhadores e aposentados, mobilizando a PM para espancar professores e garantir a sua votação autoritária.

Em outros estados como no Rio de Janeiro ou em Minas Gerais, a situação é a mesma. Ontem (3) o prefeito do Rio de Janeiro, pastor Marcelo Crivella, declarou que a culpa das mortes por deslizamentos na cidade são das próprias vítimas, porque “escolhem” habitar locais onde “gastam menos com xixi e cocô”.

Uma declaração repugnante e revoltante, que foi respondida com moradores com uma bola de lama na cara do prefeito, e que expressa a lógica higienista e reacionária desses governos, que não estão nem aí com as casas soterradas e as vidas perdidas.

Uma reforma urbana que desse condições de moradia e reestruturasse as comunidades mais pobres vitimadas pela chuva, enchentes e deslizamentos, era o mínimo esperado por parte desses governos. É urgente um plano de obras públicas, controlado pelos trabalhadores e pela organização dos bairros, que garanta essa reforma urbana que gere emprego e renda para as famílias, custeada pela dívida milionária dos empresários da construção civil, que lucram impunes em cima do roubo nas obras da públicas.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias