×

Lava Jato | STJ condena Deltan Dallagnol a pagar indenização a Lula pela apresentação de PowerPoint

Depois de quase 6 anos, Deltan foi condenado por danos morais pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) que constatou algo que na época já era escancarado: os abusos cometidos pelo ex-procurador com seu show midiático em entrevista em que apresentou PowerPoint sem provas, com clara perseguição política.

Gabriel RodriguesEstudante de Medicina da UEMG

terça-feira 22 de março de 2022 | Edição do dia

A Quarta Turma do STJ decidiu nesta terça-feira (22), por 4 votos a 1, que o ex-procurador Deltan Dallagnol terá de indenizar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva por dano moral.

A indenização foi estabelecida em R$ 75 mil. Com a adição de juros e correção monetária, segundo o ministro relator, Luís Felipe Salomão, o valor total da indenização deve superar os R$ 100 mil. Dallagnol pode recorrer da decisão no próprio tribunal.

O ex-procurador Deltan Dallagnol foi julgado pela entrevista coletiva em que era apresentado por ele o famoso PowerPoint, com acusações sem provas e que inclusive não faziam parte do processo. Durante a entrevista, o PowerPoint foi usado com o nome de Lula ao centro da tela, cercado por expressões como “petrolão + propinocracia”, “governabilidade corrompida”, “perpetuação criminosa no poder”, “mensalão”, “enriquecimento ilícito”, "José Dirceu", entre outros.

Um claro show midiático que foi responsável pelo fortalecimento do golpismo no Brasil, que perseguiu e prendeu Lula sem provas e que abriu caminho para Bolsonaro. Mais uma vez é escancarado o autoritarismo da Lava Jato.

Autoritarismo também de todo o judiciário que apoiou quase unanimemente a lava-jato, sendo um dos principais atores do golpe institucional contra Dilma em 2016. Com um atraso de 6 anos, condenam essas ações, mas continua sendo os mesmos inimigos da classe trabalhadora.

Lula deve ser indenizado pelo ex-procurador, mas hoje já fez as pazes com os golpistas de 2016 e com os mesmos que o perseguiram, como por exemplo Geraldo Alckmin, que deve ser candidato a vice na chapa de Lula. A política de Lula de aliança e conciliação com golpistas e inimigos dos trabalhadores não é uma saída para dos trabalhadores contra Bolsonaro, Mourão e a extrema direita e todos ataques que eles passaram. Não é possível confiar em nenhum setor do regime político fruto do golpe institucional.

Leia também: Chega de subordinar nossa luta às eleições! Por uma paralisação nacional para enfrentar a inflação, a reforma trabalhista e unificar as lutas!




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias