×

SINTUSP | SINTUSP fica! Ato contra a desocupação da sede

Mais um ataque brutal à organização sindical dos trabalhadores. A justiça concedeu liminar para a desocupação da sede do Sindicato dos Trabalhadores da USP com o uso de força policial. Resistir é o recado dos trabalhadores! Amanhã, quinta-feira, às 12h30 em frente à reitoria ocorrerá um ato com apoiadores de diversas partes em defesa do direito de organização sindical e da sede do SINTUSP.

quarta-feira 14 de dezembro de 2016 | Edição do dia

Em abril deste ano a reitoria da USP, sob o comando de Marco Antônio Zago, deu mais um passo no seu projeto de destruição da organização sindical dos trabalhadores da USP, determinou a desocupação da sede que o SINTUSP ocupa há mais de 50 anos.

Essa ofensiva se dá porque o objetivo da reitoria é a destruição da universidade pública. Haja vista o desmonte da USP em curso, o sucateamento dos aparelhos de saúde, como o Hospital Universitário e o avanço da terceirização nos bandejões (que não deve parar por aí). E por que atacar o SINTUSP?

A organização sindical dos trabalhadores da USP é uma pedra no caminho da reitoria. Graças a forte luta dos trabalhadores o hospital universitário (HU), principal hospital da zona oeste, não foi desvinculado, como era a vontade de Zago. É o sindicato que mais denuncia os males da terceirização, que defende cotas raciais para o vestibular, que luta contra os ataques dos governos.

Agora a reitoria avança substancialmente, com uma liminar que determina a desocupação com o uso de força policial. Reunidos em assembleia os trabalhadores deram o recado, não vão abrir mão do direito de organização: Resistir é a palavra de ordem!

Magno Carvalho, diretor do Sintusp declarou: "No passado, quando quiseram tirar nossa sede mandamos um recado: Se vier, que venham armados, pois a recíproca será verdadeira. Isso vale pra este momento também"

Claudionor Brandão, também da diretoria: "Trata-se de um ataque direto ao sindicato e ao direito de organização sindical dos trabalhadores. Não houve sequer tentativa da reitoria de apresentar alguma justificativa para essa medida além da dura perseguição política que tem levado à frente contra o sindicato, através de processos, outras tentativas de demissão, e agora essa medida. Nós, ativistas do Sintusp e demais trabalhadores da USP, resistiremos contra esse ataque, e defenderemos o direito elementar de organização sindical, que está sendo violentamente atacado na USP. Chamamos todas as organizações sindicais, entidades estudantis, organizações de direitos humanos, parlamentares da esquerda e demais setores democráticos a rechaçar ativamente esse ataque ao Sintusp e ao direito de organização sindical."

Diana Assunção, da atual diretoria e ex-candidata à vereadora declarou: " Há tempos as Reitorias e governos querem destruir a organização sindical dos trabalhadores da USP, uma verdadeira pedra no sapato dos projetos de privatização. Começamos no imediato a organizar a mais ampla campanha em defesa do Sintusp, um sindicato que lutou firmemente pelos direitos dos trabalhadores da USP mas sempre foi linha de frente da defesa dos estudantes, mulheres, negros, movimentos sociais e trabalhadores de outras categorias e países. Sou diretora do Sintusp há 6 anos e chamo todas e todos a se engajarem nesta batalha em defesa da organização dos trabalhadores. Sintusp fica!"

Assinem o Manifesto em defesa do SINTUSP, clique aqui

Evento do ato no facebook: https://www.facebook.com/events/523707161170112/

Amanhã, às 12h30, TODOS À REITORIA - Sintusp fica! Em defesa da educação e da organização sindical dos trabalhadores




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias