×

CRISE NO PT | Rui Falcão diz que PT expulsará filiados condenados por corrupção

quarta-feira 6 de maio de 2015 | 01:00

O PT anunciou nesta terça-feira, em um vídeo de dez minutos divulgado nas redes sociais e que foi ao ar à noite em cadeia nacional de rádio e televisão, que expulsará seus integrantes que forem condenados por corrupção.

"Qualquer petista que cometer malfeitos e ilegalidades não continuará nos quadros do partidos", afirmou o presidente do PT, Rui Falcão, no vídeo.

O PT ressaltou que a Justiça "deve ser igual para todos os partidos" e lembrou "que há integrantes de vários partidos sendo acusados e investigados, inclusive de oposição".

Os crimes cometidos na estatal levaram à prisão do ex-tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, acusado de ser mediador de um esquema na Petrobrás em que empresas construtoras pagariam subornos para ganhar contratos com a estatal e realizariam doações, já legais, ao partido no governo.

As doações, apesar de serem declaradas às autoridades eleitorais e à Receita Federal, supostamente eram a contrapartida das empresas contratadas pela Petrobras ao seu favorecimento nas licitações, segundo o Ministério Público Federal (MPF).

Além disso, o Supremo Tribunal Federal (STF) investiga cerca de 50 políticos que teriam envolvimento no esquema, a maioria da base aliada de Dilma Rousseff.

O PT também voltou a defender hoje o fim do financiamento privado das campanhas eleitorais e insistiu que foi o partido que "mais combateu a corrupção".

No vídeo, a legenda lembra as conquistas dos últimos 12 anos de governo e se posiciona contra a redução da maioridade penal para 16 anos e o projeto de lei que estende a terceirização do trabalho a todas as atividades.

O ex-presidente Lula reitera no vídeo que o PT estaria ao lado dos trabalhadores na luta contra a ampliação da terceirização, projeto de lei que já foi aprovado na Câmara dos Deputados e está em discussão no Senado. Mas o que Lula não diz é como a terceirização já é uma realidade só cresceu nos 12 anos de governo do PT e como nenhuma luta consequente foi levada para se combater efetivamente este ataque em cada sindicato e categoria de trabalhadores.

O vídeo, e campanha política que ele inaugura, parece ter como objetivo conter a grave crise que o partido atravessa desde que começaram a ser divulgados detalhes do esquema de corrupção na Petrobrás e da agenda de ataques aos direitos dos trabalhadores.

No entanto, apesar do discurso de Lula e de Rui Falcão, os fatos mostram que, depois de mais de 12 anos administrando o estado capitalista no Brasil, a corrupção está longe de ser um problema isolado que afeta uma regional ou outra dentro do partido. A relação orgânica que a cúpula do PT desenvolveu com a burguesia brasileira nestes anos faz a corrupção ser parte fundamental da lógica interna do partido. Portanto, se fossem ser levadas a sério as palavras de Rui Falcão, praticamente toda a direção nacional, e muitas estaduais, teria que ser expulsas, o que todos sabem que não irá acontecer. Vide o tratamento dado aos envolvidos no esquema do mensalão.

Será preciso muito mais que demagogia e hipocrisias renovadas para que o PT comece a superar sua crise, se é mesmo que isso irá acontecer. Inclusive há dúvidas se as palavras de Falcão irão conseguir até mesmo convencer a própria base de militantes do PT, que está cada vez mais descontente com os rumos do segundo governo Dilma.

Cada vez mais trabalhadores percebem que enquanto Lula fala contra a terceirização, Dilma e Levy trabalham para aprovar o PL 4330 e que foi durante os 12 últimos anos de governo que este tipo de trabalho mais cresceu. Mais e mais trabalhadores se dão conta de que, apesar do discurso, o PT definitivamente governa para os empresários e os banqueiros.

Durante a transmissão do vídeo pela TV, novos panelaços foram ouvidos, sempre em bairros de classe média alta. Manifestações de descontentamento que parecem demonstrar que o PSDB e outros partidos de oposição de direita querem capitalizar a crise do PT. Contra a resposta que a direita tenta dar para a crise do PT e ao esquema de corrupção na Petrobrás, mais do que nunca chegou o momento dos trabalhadores, através das organizações de esquerda e de seus sindicatos, impulsionar comissões de investigação independentes dos governos e das instituições burguesas para investigar e exigir a prisão e confisco dos bens de cada político e empresário envolvido nestes escândalos.

EFE/ED

Foto: Paulo Pinto/Fotos Públicas.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias