Sociedade

DESIGUALDADE

Riqueza de bilionários brasileiros é 5 vezes maior que o orçamento da saúde e educação

Segundo lista da revista Forbes divulgada hoje (06/04), os 65 bilionários brasileiros possuíam, juntos, cerca de 1,19 trilhão de reais. O orçamento de 2021, aprovado no Congresso, prevê um gasto somado de 249 bilhões de reais com saúde e educação.

terça-feira 6 de abril| Edição do dia

Marcel Telles, um dos homens mais ricos do Brasil, com mais de R$ 60 bilhões. (Foto: AB Inbev/Reprodução)

A quantidade obscena de riqueza acumulada por estes bilionários no Brasil é 4,8 vezes maior do que o quanto o governo federal irá gastar em 2021 nestas áreas fundamentais, principalmente neste momento de pandemia.

Veja também: Concentração da riqueza: enquanto pobreza avança, mundo ganha 660 novos bilionários

Enquanto cada vez mais famílias são assombradas pela fome, e outras perdem familiares para o coronavírus, estas pessoas viram suas fortunas cresceram ainda mais durante a pandemia e a crise econômica. Perante isso, a entrada em cena da classe trabalhadora, para evitar o custo dessas crises seja jogado em suas costas, é a única saída para que os capitalistas paguem pela crise.

Veja também: Fortuna de Lehman paga auxílio de 1 salário mínimo para 15 milhões de pessoas por 6 meses




Tópicos relacionados

Bilionários   /    Trabalhadores da educação   /    Desigualdade   /    Desigualdade   /    Crise na Saúde   /    Privatização da Saúde   /    Crise na Educação   /    orçamento   /    Educação   /    Sociedade   /    Saúde

Comentários

Comentar