×
Rede Internacional

PANDEMIA | Rio de Janeiro registra nova variante do coronavírus em circulação no estado

De acordo com a Secretária de Saúde, 19 casos já foram registrados no estado de São Paulo, mas, até o momento, não é possível afirmar que variante seja mais letal ou transmissível.

quarta-feira 23 de junho | Edição do dia

Foto: Divulgação/Governo do Estado do Rio de Janeiro

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) do Rio de Janeiro identificou uma nova linhagem do coronavírus no município de Porto Real, na divisão com o Estado de São Paulo.

A cepa que foi nomeada de P.5, descoberta em meados de abril, por meio de monitoramento genômico da Rede Corona-Ômica-RJ. A nova variante é originária da B.1.1.28 e tem a mesma estrutura da original, mas com mutações no spike, a coroa do vírus que se liga à célula.

Os dados do monitoramento mostram que a linhagem P.1, é a mais comum do estado do Rio, além disso, registrou uma baixa frequência da VOC B.1.1.7 (Reino Unido) e declínio da P.2 desde novembro do ano passado.

Com a situação de agravamento da crise sanitária, que já ultrapassou 500 mil vidas perdidas, fruto da gestão de Bolsonaro e seu governo de militares, assim como dos governadores, que permitiram que o Brasil se tornasse um laboratório a céu aberto para o desenvolvimento de novas variantes, já que não fizeram nada efetivo para barrar a pandemia, contribuindo para que o vírus tivesse terreno pra se desenvolver livremente.

Com informações da Agência do Estado

Veja também: Vacina indiana é comprada por empresário brasileiro com valor superfaturado em 1000%




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias