×

PODCAST FEMINISMO & MARXISMO | Retrospectiva Feminismo e Marxismo 2020: relembre nossos episódios deste ano

Nosso podcast estreou este ano e não faltaram debates, polêmicas, histórias de grandes revolucionárias e grandes revoluções para nos inspirar e nos colocar uma perspectiva de um feminismo socialista. Trazemos para vocês a nossa retrospectiva.

segunda-feira 21 de dezembro de 2020 | Edição do dia

Dia 05 de março demos play no nosso podcast Feminismo e Marxismo. Com Diana Assunção como apresentadora, nos colocamos a perspectiva de abrir um debate importante e necessário para os nossos tempos: qual é o nosso feminismo? Com a iniciativa do Esquerda Diário e do grupo de mulheres Pão e Rosas, completamos nosso ano com 40 episódios que debatem a nossa visão feminista e marxista do papel das mulheres e homens na luta contra a opressão e a exploração.

Então, aqui trazemos para vocês uma retrospectiva breve deste ano.

Episódio 1: Opressão e exploração

Abrimos nosso podcast com as principais definições que vão nos acompanhar por todos os episódios. Em nosso episódio inaugural definimos esses dois conceitos e como se relacionam para a visão feminista socialista.

Episódio 2: História do 8 de março (extra)

Às vésperas do 8M, data histórica e internacional da luta das mulheres, Flávia Valle, Maíra Machado e Diana Assunção contaram um pouco sobre a origem deste dia.

Episódio 3: O gênero nos une, a classe nos divide

Nos debruçamos nesta famosa frase para debater o conteúdo que está por trás dela e as diferenças fundamentais do feminismo marxista.

Episódio 4: Coronavírus e as mulheres (Extra)

A pandemia avançou e se instalou em nosso país no mês de março, e nós trouxemos diferentes debates acerca do impacto do isolamento social e da pandemia especialmente na vida das mulheres negras.

Episódio 5: Capitalismo, racismo e patriarcado

É impossível falar de racismo sem falar de capitalismo. O capitalismo foi a parteira do racismo e de todas as barbáries que hoje vemos. Ao lado do patriarcado, repaginado pela burguesia, debatemos como ambas opressões potencializam a exploração das mulheres e negros, e ainda mais, das mulheres negras.

Episódio 6: Crise econômica, Covid-19 e as mulheres

A crise econômica se arrasta e se aprofunda desde 2013 em nosso país, marcado pelas jornadas de Junho. A pandemia vem para aprofundar ainda mais a crise econômica, com contornos dramáticos e mostrando que para os empresários nossa vida vale muito menos que seus lucros. Neste episódio, debatemos economia, pandemia e a situação das mulheres.

Episódio 7: Lutadoras: Rosa Luxemburgo

Rosa Luxemburgo, uma das maiores revolucionárias da história, foi quem abriu a nossa série Especial Lutadoras. A cada final de mês contamos a inspiradora história de uma revolucionária e começamos por Rosa que deu a sua vida pela revolução socialista, deixando um imenso legado que é valioso até hoje para todas e todos nós.

Episódio 8: Trabalho doméstico e dupla jornada


Imagem: Getty Imagens

O trabalho doméstico e as duplas, até triplas jornadas das mulheres, é um debate fundamental nos dias de hoje. Neste podcast nós colocamos como os revolucionários refletem e buscam resolver um problema fundamental.

Episódio 9: O bolsonarismo é uma reação ao feminismo?

Bolsonaro e a direita elegeram feministas como suas inimigas número 1. Neste episódio debatemos o anti-feminismo da direita e a expansão da luta feminista em nível nacional e internacional, desde jovens garotas na luta pelo aborto legal na argentina, as lutas de 2013 no Brasil e os atos de mulheres contra Trump nos EUA.

Episódio 10: A primeira onda do feminismo

Neste episódio nos debruçamos sobre a história da primeira onda do feminismo marcado pelo movimento das sufragistas, mulheres que colocaram sua força na luta pelo direito ao voto.

Episódio 11: Lutadoras: Flora Tristan

Neste episódio contamos a história da mulher que pela primeira vez apontou a necessidade dos trabalhadores se unirem internacionalmente e foi uma das mais importantes feministas socialistas do século XIX que preparou o caminho para as lutadoras de todo o porvir.

Episódio 12: Para o desespero de Damares: hoje falaremos de aborto

Para o desespero de Damares, nesse episódio de hoje falaremos sobre aborto, uma batalha histórica das mulheres. Neste episódio buscamos trazer diversas narrativas de mulheres que eram contra a legalização do aborto e se convenceram deste direito fundamental das mulheres.

Episódio 13: Série Revoluções: As mulheres na Revolução Haitiana

Para inaugurar a série Revoluções, na semana do 13 de maio, essa data da abolição que nos fizeram acreditar, lançamos um episódio especialíssimo sobre as mulheres na Revolução Haitiana de 1791, processo que durou cerca de 15 anos.

Episódio 14: Série Revoluções: A Revolução Russa e as mulheres

Seguindo nossa série, falamos sobre as mulheres em um dos mais importantes feitos históricos da classe trabalhadora: a Revolução Russa. Uma grande aula de história, política e ideologia sobre a força das mulheres revolucionárias.

Episódio 15: Lutadoras: Sojourner Truth

Neste episódio contamos a emocionante e forte história de vida de Sojourner Truth, mulher, negra, abolicionista e feminista. Mais do que nunca, resgatemos a história de luta das mulheres negras e nossa incansável batalha contra o racismo e o capitalismo.

Episódio 16: A precarização tem rosto de mulher negra

Neste episódio debatemos a precarização do trabalho e as mulheres como linha de frente, em especial, as mulheres negras. Diana Assunção, junto a Silvana Araújo, trabalhadora terceirizada e militante do Pão e Rosas, Thaís Oyola, bancária e parte da equipe do livro "Precarização tem rosto de mulher" da Editora Iskra, e Marcello Pablito, trabalhador da USP e importante companheiro das lutas narradas nesse episódio. Com a participação da professora Renata Gonçalves.

Episódio 17: O feminismo em Marx

Este foi um episódio dedicado para falarmos sobre o feminismo marxista e as contribuições de Marx para a luta das mulheres contra o machismo e contra o capitalismo.

Episódio 18: O stalinismo e a questão da mulher

Neste episódio, retomamos a Revolução Russa e debatemos a grande polêmica da burocratização da União Soviética e as consequências mais profundas para as mulheres russas, linha de frente do principal processo revolucionário da história da classe trabalhadora.

Episódio 19: 51 anos de Stonewall

No mês do orgulho LGBTQ+ preparamos esse podcast especial, com 4 convidados, para retomar a luta de Stonewall. Em tempos de retrocesso, voltamos no passado para nos inspirar na força de Marsha P Johnson e Sylvia Rivera, e de todas as sapatão e os gays que avançaram contra a polícia, jogando pra fora uma profunda opressão e exploração entalada.

Episódio 20: Lutadoras: Louise Michel

Trouxemos neste episódio a incrível trajetória de Louise Michel, que lutou bravamente no processo revolucionário da Comuna de Paris e até preencheu as palavras de Machado de Assis com fortes adjetivos que expressam a força desta lutadora.

Episódio 21: Mulheres negras e o marxismo


Imagem: Irene Park

Neste episódio falamos sobre as relações entre racismo, patriarcado e capitalismo e a batalha cotidiana das mulheres negras contra a opressão e a exploração.

Episódio 22: As mulheres na revolução espanhola

Este foi um dos processos revolucionários mais ricos da história. Com 7 anos de luta entre revolução e contrarrevolução, a impactante Revolução Espanhola da década de 30 teve as mulheres no front da luta contra o fascismo, mostrando que lugar de mulher é na linha de frente.

Episódio 23: Sindicatos e a divisão sexual do trabalho

Aqui, nossas convidadas debateram a entrada das mulheres no mundo do trabalho e o papel dos sindicatos na luta pelo fim da exploração e opressão.

Episódio 24: Lutadoras: Harriet Tubman


Imagem: Photograph Courtesy the Ohio History Connection

Harriet Tubman tem uma história de vida de arrepiar até os ossos. Neste episódio nossas convidadas falaram sobre essa gigantesca mulher, uma das maiores lutadoras estadunidenses pela libertação do povo negro escravizado. Uma inspiração e uma lição que seguem vivas da determinação das mulheres na linha de frente dos processos de luta.

Episódio 25: A segunda onda do feminismo


Imagem: Angela Davis/Reprodução

Para seguir nossos episódios sobre as ondas do feminismo, desta vez apresentamos a segunda onda do feminismo, numa perspectiva histórica de avanços e contradições no debate e na luta das mulheres.

Episódio 26: O feminismo em Trótski

Este episódio foi lançado no mês de agosto, em que fazem 80 anos que Leon Trótski, um dos maiores revolucionários da história e dirigente do Exército Vermelho, foi brutalmente assassinado por um agente da burocracia stalinista. Resgatamos o legado de Trótski sobre a luta das mulheres e exploram suas elaborações em torno do tema, inclusive da Teoria da Revolução Permanente.

Episódio 27: O feminismo liberal


Imagem: Eneko

Eis que produzimos um episódio dedicado para falar mal no feminismo liberal Que mané teto de cristal, a gente vai quebrar é o capitalismo.

Episódio 28: Anti-feminismo e a farsa Sara Winter

Esse está de lavar a alma. Depois do escandaloso e asqueroso papel que Sara Winter cumpriu ao divulgar os dados da menina de 10 anos grávida fruto de estupros sistemáticos, tudo em nome da "inviolável maternidade", falamos sobre aquelas que se quer compartilham conosco a luta por uma vida sem violência doméstica, sexual, por salários igualitários e muitas vezes pela nossa própria sobrevivência.

Episódio 29: Dívida Pública e as mulheres

Nos debruçamos em tentar esmiuçar os meandros da dívida pública, para melhor porque batalhar pelo seu não pagamento e porque a consideramos ilegítima, ilegal e fraudulenta.

Episódio 30: Empregadas Domésticas

Para desespero de Guedes e desse governo Bolsonaro ultra reacionário, falamos das empregadas domésticas, um batalhão de mulheres trabalhadoras, que estarão na linha de frente contra este governo. Aqui debatemos as condições de trabalho das empregadas domésticas, o machismo, o racismo e a precarização cada vez mais avançada. No país onde a primeira pessoa a falecer de COVID-19 foi uma empregada doméstica.

Episódio 31: Lutadoras: Alexandra Kollontai


Imagem: Arquivo FMG

Em nosso especial lutadoras trazemos a história da grande revolucionária Alexandra Kollontai. Contamos um pouco sobre a importante trajetória de Kollontai, um dos maiores nomes no debate e na luta socialista na questão da mulher.

Episódio 32: 28 de setembro: Legalização do Aborto

Na semana do dia 28 de setembro, dia latino-americano e caribenho pelo direito ao aborto, nós lançamos esse episódio mais que especial para debater essa luta histórica do movimento de mulheres. Diante do escandaloso caso da menina de 10 anos que engravidou após estupro sistemático e da ofensiva de Bolsonaro e da extrema-direita contra o aborto mesmo nos casos que é legalizado, é fundamental recolocar essa pauta na ordem do dia.

Episódio 33: Mulheres e as eleições

Este episódio especial do Podcast Feminismo e Marxismo, temos orgulho de reunir Diana Assunção, Flávia Valle, Lívia Tonelli, Letícia Parks, Maíra Machado, Carolina Cacau e Valéria Muller, candidatas revolucionárias do Movimento Revolucionário dos Trabalhadores em várias cidades do país, para falar sobre o papel e a representação das feministas socialistas nas eleições e no parlamento

Episódio 34: As mulheres no ascenso operário no Brasil de 1978 a 1980

Aqui, falamos sobre o papel das mulheres durante o grande movimento de greves e lutas operárias que abalou o Brasil no final da década de 70, no marco da luta das trabalhadoras e trabalhadores contra a carestia de vida, assim como contra a ditadura militar.

Episódio 35: Revoluções Africanas e as mulheres

Seguindo nossa série especial de revoluções, aqui contamos sobre a história das revoluções africanas e o importante papel desempenhado pelas mulheres nesses processos.

Episódio 36: Mulheres e religião


Imagem: Manuel Cortina

Retomamos a religião a partir de um contexto histórico e sob uma perspectiva marxista e um contexto político, relacionando o debate à questão de gênero, ao Estado e ao capitalismo.

Episódio 37: Lutadoras: Clara Zetkin

Dedicamos este episódio para contar a história de uma das mais importantes dirigentes e referências do feminismo marxista. Uma mulher, que ao lado de Rosa Luxemburgo, sua amiga pessoal e grande camarada, enfrentaram as limitações de sua época, se colocando como grandes dirigentes do movimento marxista revolucionário na Alemanha.

Episódio 38: Basta de violência contra as mulheres

O caso Mari Ferrer e seu desfecho chocaram o Brasil inteiro: o estuprador de Mari Ferrer teria sido inocentado por suposta falta de provas e por um estupro culposo, ou seja “sem a intenção de estuprar”. Diante desta barbárie, falamos sobre a violência machista contra as mulheres e a luta contra ela, frente ao judiciário autoritário e machista.

Episódio 39: Lutadoras: Rosa Parks

Neste episódio especial, falamos sobre a relevância e atualidade da luta antirracista e antissegregacionista durante o movimento dos direitos civis e hoje em dia, nos EUA, no Brasil e no resto do mundo!

Episódio 40: Feminismo Radical

Abrimos o debate das profundas divergências entre o nosso feminismo e a corrente do feminismo radical, seus teóricos, suas posições em relação às questões de classe e sexualidade.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias