×

PORTO ALEGRE | Reforma da Previdência de Melo é aprovada na Câmara atacando os direitos dos municipários

Votação não estava incluída na ordem do dia, e só foi incluída após o vereador do PSB, Airto Ferronato, apoia o projeto do prefeito Sebastião Melo (MDB) para atacar a aposentadoria dos servidores de Porto Alegre.

quarta-feira 23 de junho | Edição do dia

Na tarde desta quarta (23), a Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou em 1° a reforma da Previdência proposta pelo o prefeito Sebastião Melo (MDB) para atacar o direito à aposentadoria dos municipários da capital. O projeto foi aprovado por 24 votos a 11. A votação não estava prevista para o dia, mas entrou em pauta depois que o vereador Airto Ferronato (PSB) indicou que votaria a favor do projeto. A posição de Ferronato, que tem ligação histórica com setores do funcionalismo, era considerada decisiva. Assim, o líder do governo, Idenir Cecchim (MDB), protocolou para incluir o projeto na ordem do dia, onde a base aliada de Melo acolheu para aprovar esse ataque.

A reforma de Melo irá aumentar a idade mínima para a aposentadoria de funcionários públicos municipais para 65 anos, no caso dos homens, e 62, para as mulheres. Ainda estabelece regras de transição. Esse aumento penaliza ainda mais as mulheres que tiveram um aumento de 7 anos para se aposentar, um tempo maior em relação aos homens.

Melo vinha tentando aprovar a reforma da Previdência a meses e não conseguia ir para frente com a pauta na Câmara, agora com o apoio decisivo do PSB, partido burguês no qual Marcelo Freixo (ex-PSOL) se filiou recentemente, para passar esse ataques que só precariza ainda mais a vida dos servidores do município. Melo, eleito com grande apoio dos empresários bolsonaristas segue o mesmo caminho do presidente para descarregar mais ataques aos trabalhadores enquanto os capitalistas garantem seus lucros.

Veja também: É preciso um plano de luta de estudantes e trabalhadores para revogar os cortes e as reformas




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias