×

Manifestações 02/10 | Recife é palco de nova manifestação contra Bolsonaro. Confira

sábado 2 de outubro de 2021 | Edição do dia

Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press

Nova manifestação contra o governo Bolsonaro acontece neste sábado, 02 de outubro, com os participantes saindo em caminhada da Praça do Derby por volta das 10h30.

Neste sábado, manifestações estavam previstas para 200 cidades espalhadas pelo país. As manifestações acontecem em rechaço às políticas do governo Bolsonaro na pandemia e também em relação à economia. Foram centenas de milhares de mortos pela Covid-19, enquanto uma grande massa vem sofrendo cada vez mais o aumento dos custos de vida, enfrentando desemprego e a inflação.

Em Recife, a manifestação é composta majoritariamente por setores de esquerda e populares, como trabalhadores de diferentes categorias, jovens estudantes, movimentos sociais e organizações de esquerda.Apesar disso, algumas figuras de direita, que se dizem “progressistas”, também compuseram a manifestação, como é o caso do deputado federal Túlio Gadêlha (PDT), além do bloco do próprio PSB.

Ambos estes partidos se sentem à vontade para marchar ao lado da esquerda e dos setores populares mesmo tendo levado adiante uma série de medidas que ajudaram a descarregar a crise nas costas dos trabalhadores. Somente para citar brevemente algumas das posturas abertamente anti-operárias destes partidos, lembramos que o PSB apoiou o golpe institucional de 2016, e o PDT é o partido que convidou o reacionário Datena para compor chapa com Ciro Gomes.

Sobre isso, Cristina Santos do Esquerda Diário e do MRT destacou:
“É dever das organizações de esquerda e dos movimentos sociais apontar que estes setores não nos representam. Devemos fazer coro ao que coloca o PSB de Tabata Amaral, que hoje marcha nas ruas e amanhã defende outra medida como a reforma da previdência? Não. Isso não nos fortalece. Ao contrário. O que pode nos fortalecer é confiar na enorme força que demonstram ter as mulheres indígenas, é confiar nas nossas próprias forças, e assim batalhar para construir uma alternativa com independência de classe.”

O Esquerda Diário e o MRT estiveram presentes na manifestação:

Confira abaixo a fala de Cristina no carro de som deste sábado:




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias