Mundo Operário

CORONAVÍRUS

Recife: Rodoviários fazem ato em homenagem a companheiros mortos

Os trabalhadores lembraram dos companheiros mortos por Covid e também denunciaram as condições de trabalho em que estão submetidos.

quarta-feira 27 de maio| Edição do dia

Foto: Jailton Júnior/JC IMAGEM

Os trabalhadores essenciais tem estado na linha de frente do coronavírus, garantindo os setores funcionando. No entanto, isso não parece ser o mais importante para seus patrões. Visando manter seus lucros, não se preocupam com a saúde dos trabalhadores e da população.

Um desses exemplos tem sido as empresas de ônibus do Grande Recife. Numa das regiões mais afetadas pelo coronavírus, os donos das empresas de ônibus não seguem as normas de segurança. Não disponibilizam álcool suficiente para higienizar as mãos, não higienizam os ônibus na periodicidade correta e nem disponibilizam a frota suficiente para que os ônibus não saiam lotados, expondo tanto os trabalhadores quanto a população.

O resultado disso é contado em mortes. Vários trabalhadores já morreram com o novo coronavírus, conforme foi denunciado no ato realizado hoje no Terminal Integrado do Barro, na Zona Oeste do Recife.

Além de homenagearem os trabalhadores mortos e denunciaram a situação que estão submetidos. Além disso, também denunciaram que alguns estão com os salários atrasados e que outros estão sendo demitidos, inclusive com casos em que não são pago nem os benefícios devidos.

É bom lembrar que não é o primeiro ataque que as empresas de ônibus do Grande Recife promovem. Logo no início da pandemia, tentaram demitir em massa, ataque que foi barrado graças à mobilização dos trabalhadores. Antes da pandemia, as empresas estavam tentando implementar a dupla função, no entanto, a mobilização dos trabalhadores fez com que ela só fosse adotada em algumas linhas. Aliás, a dupla função também constitui um grande risco sanitário, visto que impede que os motoristas consigam higienizar corretamente as mãos.

Frente a esse absurdo, nós do Esquerda Diário e do MRT damos total apoio à luta dos rodoviários recifenses. Nossas vidas valem mais que seus lucros!




Tópicos relacionados

Rodoviários Recife   /    Recife   /    Coronavírus   /    Luta de Classes   /    Recife   /    Mundo Operário

Comentários

Comentar