×

CRISE DO CORONAVÍRUS | Recife: Empresas de ônibus demitem em massa na pandemia

Nos dias 30 e 31 de março, as empresas demitiram 2 mil trabalhadores.

quinta-feira 2 de abril de 2020 | Edição do dia

Nem mesmo durante a pandemia a sanha dos lucros dos capitalistas não param. As empresas de ônibus da Região Metropolitana do Recife - que operam o Sistema de Transporte Público de Passageiros da RMR e se agrupam atrás do "sindicato empresarial" Urbana-PE - demitiram 2 mil funcionários nos dias 30 e 31 de março. As demissões teriam acontecido em 10 das 11 empresas do consórcio.

E não fica por aí. Segundo o Jornal do Commercio, a estimativa é que se possa demitir até 60% dos trabalhadores, que hoje são 15 mil. As empresas no entanto não revelaram sobre as demissões e o Estado disse não saber o número.

Esse consórcio é o mesmo que desde o fim do ano passado estava demitindo os cobradores e implementando a dupla função, enfrentando uma resistência dos rodoviários à essa medida no início do ano. O mesmo consórcio que obtém rios de dinheiro, oferecendo um serviço precários com ônibus lotados e caindo aos pedaços, passagem cara e que quer colocar a população em risco obrigando os motoristas, agora quer descarregar a crise na costa dos trabalhadores, deixando do dia pra noite milhares de família sem sustento no meio da pandemia.

Também é absurdo que a resposta do governo seja simplesmente de "não saber" sobre as demissões. Inclusive, isso vem ao mesmo tempo em que Bolsonaro publica sua MP da morte que permitem que empresas suspendam o salário em até 100%. Frente a sanha capitalista que quer descarregar a crise nas costa dos trabalhadores, que não para nem mesmo durante a pandemia, é necessário que a classe operária dê uma resposta.

É necessário desde já impor a proibição de demissões. Em serviços essenciais, como transporte público, é necessário que desde já os trabalhadores organizem em comissões de saúde e higiene, para garantir as condições de trabalho adequadas e inclusive avaliar que trabalhadores precisam deisolamento. Nossas vidas valem mais que seus lucros!

Veja também: Por um plano de guerra organizado por operários para combater o coronavírus

Contato: 84 991182159

* * * * * * * * *
CORONAVÍRUS: ENVIE SUA DENÚNCIA
Contato / WhatsApp / Signal / Telegram: +55 11 97750-9596
E-mail: [email protected]

Contribua com o Esquerda Diário!

Siga o Esquerda Diário nas redes sociais!
Youtube: Esquerda Diário
Instagram: @EsquerdaDiarioOficial
Twitter: @EsquerdaDiario
Facebook: Esquerda Diário




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias