×

GREVE PROFESSORES | Radio Itatiaia tem que dar voz aos professores em greve após chuva de protestos

sexta-feira 24 de março de 2017 | Edição do dia

A principal rádio de Minas Gerais, Itatiaia, conhecida por seus posicionamentos políticos pra lá de conservadores, teve que responder ao enorme repúdio de professores em greve em todo estado e se viram obrigados a dar direito de resposta para professores em greve.

Tudo começou quando, após vários comentários anteriores contrários à greve na educação no estado de Minas Gerais, o apresentador Carlos Viana disse estar de “alma lavada”, comemorando e soltando palmas após entrevistar uma professora que reclamava da greve por supostamente prejudicar os alunos e a aprendizagem.

O repúdio dos professores em Minas Gerais foi tão grande que choveram mensagem no whatsapp da rádio, que foi compartilhado nas redes virtuais de professores, em repúdio a uma matéria tão tendenciosa contra a greve dos professores e trabalhadores da educação de Minas Gerais que lutam contra a reforma da previdência que afeta os direitos de toda a população.

Os sindicatos da educação de Belo Horizonte, Contagem e da rede estadual também exigiram o direito de resposta. A rádio então se viu obrigada a ceder esse espaço após tamanha vergonha jornalística e desprezo pelos direitos dos trabalhadores, da população e da juventude. Estiveram no programa, às 16 horas dessa quinta feira, um representante do SindRede/BH e outra representante do SindUTE/MG.

Confira a seguir algumas mensagens enviadas para a Rádio e postadas nas redes sociais:

Boa tarde! Sou professora em greve da rede estadual de educação e estou horrorizada com os comentários feitos pelo jornalista Carlos Viana e pela colega entrevistada. Devido ao fato de estarmos lutando pelos direitos de todos os brasileiros.

Bom dia, sou Rafael professor da rede Estadual e me senti extremamente ofendido com o posicionamento de Carlos Viana sobre o movimento de Greve. É necessário o direito ao contraditório. Essa greve é para barrar uma reforma que atinge à todos os trabalhadores. Obrigado.

Boa tarde! Meu nome é Evanildo Augusto, professor da rede estadual e rede Municipal de contagem, penso que é lamentável um jornalista conduzir matérias equivocadas , não buscando consolidar os fatos. Basta um "achismo" para se tornar "verdade"? Nós, servidores públicos, estamos indignados com a matéria veiculada e permanecemos na luta contra um governo ilegítimo e para garantir a permanência de direitos de todos os trabalhadores brasileiros.

Boa tarde, sou Grazielle Pontel, professora em greve da rede Estadual de Contagem e gostaria de dizer que considerei o posicionamento de Carlos Viana sobre o movimento de Greve como sendo uma afronta à nossa categoria. Faz-se necessário, urgentemente, um direito de resposta, visto que a greve é uma tentativa de barrar essa "reforma" a qual atingirá a população de maneira geral. Não vamos permitir que a fala dele diminua a nossa luta.
Atenciosamente.

Boa tarde, sou Flavia Valle, professora em greve na rede estadual e municipal em Contagem. Essa matéria foi uma afronta aos professores em greve e à educação como um todo. Os professores de Minas Gerais fazem uma forte greve em todo estado hoje e merecem ter voz. Não podemos ser vítimas de difamação pelo uso de uma voz isolada e alheia ao nosso contexto de retirada de nossos direitos por esse governo golpista. Como professora de sociologia prezo pela diversidade e pelo direito ao discenso e também exijo direito de resposta!




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias