×

REFORMA DA PREVIDÊNCIA | Quem são os sindicalistas e políticos que querem negociar nosso futuro?

Diante de um cenário político de ofensiva do conjunto do regime e do governo Bolsonaro contra os trabalhadores e a população, dirigentes das centrais sindicais e políticos que se dizem defensores dos nossos direitos, ligados ao PT, ao PCdoB e também PDT, querem transformar nossa aposentadoria em moeda de troca. Nosso futuro não se negocia.

quarta-feira 15 de maio de 2019 | Edição do dia

Enquanto o MEC anuncia corte de 30% do orçamento das universidades federais pelo país e o governo Bolsonaro planeja, junto a todos os empresários e políticos, a destruição da nossa aposentadoria, os dirigentes das grandes centrais sindicais do país, junto a políticos que se dizem de “esquerda” ou “centro esquerda” se colocam abertamente dispostos a negociar o futuro dos trabalhadores e da juventude. Veja abaixo quem são eles.

Leia também: 15 de maio: cidades amanhecem com paralisações e atos na greve nacional contra os cortes e a reforma de Bolsonaro

Paulinho da Força, presidente da central Força Sindical, deputado federal pelo Solidariedade, é o traidor mais icônico do momento. Golpista que em pleno 1º de Maio, Dia dos Trabalhadores,teve a capacidade de subir no caminhão de som, em manifestação concentrada na Praça da Sé, para defender a favor da reforma da previdência, declarando em alto e bom som que vai negociar com o governo Bolsonaro o nosso futuro.

Ricardo Patah, presidente da UGT, é outro que não teve sombra de escrúpulos e afirmou, também em pleno 1º de Maio, que é contra a possibilidade de uma greve geral contra a reforma da previdência e, por isso, aposta nas negociações com o governo Bolsonaro pelas costas da população. Dessa forma, já fica clara a maneira como irá atuar os sindicatos ligados à UGT no dia 14 de junho, data em que acontecerá a primeira greve geral no governo Bolsonaro.

PDT engrossa bloco de apoio à reforma da previdência

Figuras que têm apoio da esquerda, mas de esquerda não tem nada, como Tábata Amaral (PDT), se coloca também abertamente favorável a pontos da reforma e recentemente se reuniu com Doria em SP para debater a nova previdência. Seu partido tem 10 deputados que já se posicionaram à favor da reforma..

Por cima, o PT se diz contra. Na prática, busca uma proposta consensual com o governo

A CUT, maior central sindical do país, dirigida pelo PT, assiste as demais centrais sindicais anunciando a negociação sobre nosso futuro e se cala. Foi o caso concreto de Vagner Freitas, presidente da CUT, no 1º de maio.

Enquanto atua a partir da aparição midiática e discursos relativamente afrontosos no parlamento, a prática mostra que o PT não somente não atua para derrubar a reforma da previdência como diretamente compactua com Bolsonaro por uma reforma “mais branda”.

É o caso dos governadores petistas no Nordeste. Wellington Dias (PE), Camilo Santana (CE), Fátima Bezerra (RN) e Rui Costa (BA) já se colocaram totalmente à disposição do governo Bolsonaro para negociar uma reforma da previdência, mediante ajuda financeira da União à situação fiscal desses Estados e sob a remoção de alguns pontos particulares da proposta da reforma.

Se por um lado Lula, em recente entrevista dada à Folha de S.Paulo se inflama com o discurso de que a reforma é “destruidora do futuro dos nossos velhinhos”, na prática, o PT abraça o programa neoliberal de Paulo Guedes de descarregar a crise sobre as costas dos trabalhadores e da população mais pobre, que será obrigada a entregar suas vidas em nome do pagamento da ilegal e fraudulenta dívida pública para os capitalistas nacionais e estrangeiros que lucram com a sangria de recursos do país. Essa postura petista mostra que não há qualquer interesse em derrotar a reforma, apenas minimizar seus impactos.

PCdoB, o partido que abraça Rodrigo Maia

O PCdoB, além de ser o partido que convida Rodrigo Maia para ser convidado de honra em seu congresso partidário, também é aquele que apoiou entusiasmado a reeleição de Rodrigo à presidência da Câmara. Rodrigo é justamente quem tem apertado o sapato de Bolsonaro para se concentrar e garantir a reforma que vai acabar com a aposentadoria dos trabalhadores. O PCdoB também é o partido que dirige a CTB, importante central sindical que atua como freio à luta dos trabalhadores. Dirige nacionalmente a juventude da UJS, verdadeira burocracia nas entidades universitárias e estudantis que impede a massificação das lutas e faz de tudo para separar a batalha contra os cortes na educação da luta contra a reforma da previdência.

Nosso futuro não se negocia!

Essa reforma e os cortes do governo têm um objetivo claro: tirar de nós para oferecer aos banqueiros e empresários nacionais e estrangeiros através do religioso pagamento da dívida pública. É por isso que levantamos a urgência do não pagamento da dívida pública, como parte de romper com os capitalistas e imperialistas e impulsionar uma mobilização no Brasil e na América Latina que impeça essa barbárie que essa extrema direita quer nos impor. Nessa crise, somos nós ou eles. Nosso futuro não se negocia!




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias