Política

Quem são os políticos financiados por Luciano Huck, esperança da Globo e dos tucanos

Grupo RenovaBR conseguiu expandir suas candidaturas no Legislativos e Executivos em 121 cidades do país.

terça-feira 17 de novembro| Edição do dia

Foto: CAIO BARBIERI/METRÓPOLES

O grupo fundado em 2017 pelo empresário Eduardo Mufarej e que tem como grande apoiador o apresentador da TV Globo, Luciano Huck, elegeu 10 prefeitos e 136 vereadores divididos em 25 partidos diferentes nas eleições municipais.

Esse grupo têm como objetivo promover "renovação política com protagonismo da juventude". Com o discurso de "aceleradora de talentos e potenciais políticos", o RenovaBR visa financiar candidaturas com dinheiro da iniciativa privada e com o oferecimento de cursos de formação para esses novos líderes políticos que representarão a política e os interesses do empresariado.

Nas eleições de 2018, o grupo elegeu 17 candidatos, dentre eles a deputada federal Tabata Amaral (PDT-SP). Em 2020, foram eleitos 30 parlamentares em São Paulo, 36 em Minas Gerais e 16 em Santa Catarina. Entre os candidatos estão o Delegado Boigues (PP) na prefeito de Itaquaquecetuba (SP) e a futura prefeita de Bezerros (PE), Lucielle Laurentino (DEM), além da vereança de Cris Monteiro (Novo) em São Paulo e Indiara Barbosa (Novo) em Curitiba (PR).

As candidaturas do RenovaBR está a serviço de aprofundar os ataques à classe trabalhadora, como faz os próprios partidos de direitas que esses novos candidatos eleitos fazem parte, como é o DEM e o PP, que tiveram forte atuação no golpe institucional de 2016 e na aplicação das reformas da Previdência e Trabalhista.

Além do mais, cumpre o papel de fortalecer o próprio Luciano Huck, que está diretamente ligado com partidos da direita liberal, em especial do PSDB, e sua possível candidatura para presidência em 2022, junto com o ex-ministro Sergio Moro, que já deu sinalizações positivas para essa aliança. Assim, se mostra como alternativa para a burguesia e para os tucanos, que vem perdido espaço na política nacional desde 2016.




Tópicos relacionados

Eleições municipais 2020   /    Luciano Huck   /    Sérgio Moro   /    Política

Comentários

Comentar