Logo Ideias de Esquerda

Logo La Izquierda Diario

SEMANÁRIO

Publicamos o prefácio escrito por Letícia Parks ao “Mulheres negras e marxismo”, livro publicado pela ISKRA

Imagem: Juan Chirioca | @macacodosul

Publicamos o prefácio escrito por Letícia Parks ao “Mulheres negras e marxismo”, livro publicado pela ISKRA

Mulheres negras e marxismo, organizado por Carolina Cacau, Letícia Parks e Odete Assis, reúne uma serie de contribuições para a luta revolucionária contra a exploração e opressão que pesa sobre as mulheres negras no capitalismo.

Temas como trabalho doméstico, terceirização, identidade negra, precarização, violência policial, violência de gênero, abortos clandestinos são discutidos neste livro a partir de uma perspectiva marxista revolucionária e apontam para uma estratégia em que o combate às opressões é inseparável do combate ao capitalismo. Além de demonstrar que as mulheres negras sempre estiveram na linha de frente da luta de classes.

Baixe a seguir o arquivo PDF do prefácio, escrito por Letícia Parks:

Quer saber mais? Veja a resenha descritiva e a entrevista com Odete Assis.

Assista ao lançamento do livro, que contou com a presença das organizadoras e as convidadas: Andrea D’Atri, fundadora do grupo internacional de mulheres Pão e Rosas na Argentina; Renata Gonçalves, professora da UNIFESP; Mirtes Renata, mãe do menino Miguel, lutadora incansável por justiça a seu filho; e Diana Assunção, fundadora do Pão e Rosas no Brasil. Veja o vídeo completo aqui..

Também está disponível no Campus Virtual do Esquerda Diário o curso “Mulheres negras e marxismo”, ministrado por Letícia Parks, que tem como objetivo abordar conceitos chave para a construção de um pensamento marxista sobre a questão negra e gênero.

(Adquira o livro pelo site da ISKRA.)

Ficha catalográfica:
Título: Mulheres negras e marxismo
Organizadoras: Carolina Cacau, Letícia Parks e Odete Assis
Quarta capa: Flavia Rios
Páginas: 352
Peso: 350 g
Dimensão: 21 × 14 × 1.5 cm
Edição: São Paulo; 2021; 1ª edição
ISBN: 978-65-89174-01-1

veja todos os artigos desta edição
Comentários