×

Esquerda Diário Campinas | Professores: participem do Encontro do Esquerda Diário Campinas

No próximo sábado (30), a partir das 11 horas ocorrerá o Encontro do Esquerda Diário na cidade de Campinas (SP). Venha com a sua família debater os desafios dos trabalhadores frente a situação de miséria instalada no país. Basta de ataques de Bolsonaro, Mourão, Doria, Dário e dos patrões. Segue abaixo um chamado aos trabalhadores da educação de Campinas e região.

quinta-feira 28 de outubro | Edição do dia

Bolsonaro e Mourão nunca esconderam que os professores são seus inimigos e que estão dispostos a acabar com a educação. O recente corte do orçamento para ciência e tecnologia e das bolsas do programa PIBID são expressões concretas disso. Para não falar das próprias declarações escabrosas do pastor e ministro da Educação, Milton Ribeiro, que disse que o ensino superior é para poucos e que os estudantes com necessidades especiais são um problema para o processo educativo se conjunto.

O governador do estado de São Paulo, que busca se apresentar como alternativa ao governo Bolsonaro, também dá amostras todos os dias do quão inimigo da educação é! Para além de ter acordo com as reformas de conjunto, não à toa a passos largos implementou a reforma da previdência no estado de São Paulo e, recentemente, aprovou a sua reforma administrativa (PLC 26), Doria faz do estado um verdadeiro laboratório nacional na implementação da Reforma do Ensino Médio. Uma reforma que precariza ainda mais as condições de trabalho dos trabalhadores da educação e a formação da juventude por meio de um currículo achatado e alinhado a lógica empresarial. Além de abrir espaço maiores para a privatização e implementar o EaD enquanto regra.

Os ataques de Doria a educação não se limita à implementação da Reforma do Ensino Médio. A expansão acelerada e autoritária do excludente Programa de Ensino Integral, a imposição do retorno obrigatório por fora de escutar a própria comunidade escolar, as tentativas de implementação das Escolas Militares e a própria ausência de uma política que garantisse os estudos e a segurança alimentar dos estudantes durante a pandemia são outros lamentáveis fatos que expressam não somente que Doria e sua corja não se importam com a educação, mas como também aproveitam de uma situação de miséria para atacar ainda mais a comunidade escolar.

Em Campinas, o prefeito Dario (Republicanos), assim como Doria, impôs o retorno inseguro das aulas por fora da decisão da comunidade escolar, e ainda tenta se passar como alternativa distinta do que representam Bolsonaro e também Doria.

Diante de todo esse cenário, lamentavelmente, as Centrais Sindicais - tais como a CUT e a CTB, dirigidas respectivamente pelo PT e PCdoB, seguem paralisadas e sem organizar desde a base as batalhas da nossa classe. O próprio dia 15 foi esfacelado para tornar-se uma reunião de alta cúpula. A ausência de um plano real de luta e de medidas de autoorganição deixa o caminho aberto para os ataques dos governos e dos patrões. Nesse sentido, as apostas meramente parlamentares e a espera passiva para as eleições de 2022, sem dúvidas, não são o caminho para a nossa classe.

É diante dessa conjuntura que fazemos o chamado a todas as trabalhadores e trabalhadores da educação para participarem do encontro do Esquerda Diário em Campinas.

O Encontro será realizado no dia 30 de outubro e contará com a presença de trabalhadores de diversas categorias, tais como, os trabalhadores da MRV que protagonizaram uma importante greve no município. Venha com sua família para o almoço e participe do debate que iniciará as 14 horas com a participação de Marcelo Pablito, trabalhador da manutenção da USP e dirigente nacional do MRT, Flávia Telles, professora da rede pública do estado de São Paulo e militante do Nossa Classe Educação e Andreia Pires, trabalhadora da limpeza de aplicativos e militante do grupo de mulheres Pão e Rosas.

Se quiser saber como participar entre em contato pelo telefone: (11) 95924-5592. Além do encontro presencial, também haverá a transmissão ao vivo do encontro.

*Haverá cantinho das crianças.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias