×

GREVE DE PROFESSORES DO RECIFE | Professores municipais de Recife prometem greve a partir desta segunda (07/03) em defesa do piso nacional.

Em assembleia professores municipais de Recife, em campanha salarial, votaram pela greve, começando nesta segunda, 07/03, reivindicando o reajuste salarial de 33,23%, conforme previsto na lei do piso.

domingo 6 de março de 2022 | 22:45

A lei do piso nacional de professores (Lei Nº 11.738/2008) prevê o valor mínimo a ser pago nacionalmente para esta categoria. Entretanto a prefeitura de João Campos (PSB) se nega a cumprir este direito conquistado pelos trabalhadores da educação, deixando a categoria três anos consecutivos sem reajuste salarial.

Os professores denunciam a decisão política de precarização da educação, desmascarando a retórica do governo municipal que alega falta de verba, ao passo que já gastou cerca de R$ 20,1 milhões em publicidade apenas no primeiro semestre de 2021.

A luta pelo piso dos professores municipais acontece no marco de uma mobilização nacional de servidores públicos e da recente promessa de aumento para os professores estaduais.

Segundo o sindicato de professores da rede municipal, SIMPERE, “o sentimento é generalizado em todas as falas: há disposição para lutar pelos 33,23% de reajuste salarial e ir à greve frente a negativa da prefeitura em cumprir a lei. A valorização profissional é um pilar fundamental para uma escola pública de qualidade e socialmente referenciada e a comunidade escolar também sofre com os impactos do avanço da desvalorização profissional e avanço nas privatizações na educação.”.

Nós do esquerda diário nos solidarizamos e colocamos ao lado desses trabalhadores em apoio a sua greve e pela conquista total de suas reivindicações. É fundamental que o conjunto da categoria de profissionais de educação e servidores públicos se unam em uma batalha comum para conquistar salários dignos em meio a inflação e precarização de nossas vidas.

A CUT, principal central sindical da região, e as demais grandes centrais sindicais precisam colocar toda sua força para que essa luta triunfe, mobilizando e articulando também outras categorias em solidariedade aos professores, em perspectiva de uma luta comum por aumentos de salários automáticos conforme a inflação e anulação das reformas trabalhistas e da previdência.

Siga as redes sociais e a página do Esquerda Diário para se manter informado sobre esta luta e todos os assuntos mais relevantes para a classe trabalhadora.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias