×

Greve professores de Natal | Professores de Natal mantêm greve apesar de proibição arbitrária da justiça e chamam novo ato

Nesta segunda-feira, 27, os professores municipais de Natal realizaram uma caminhada até a prefeitura de Álvaro Dias (PSDB), onde exigiram o reajuste dos salários defasado desde 2019 e organizaram a assembleia onde deliberaram a continuidade da greve, com novo ato amanhã, 28, às 8h em frente à prefeitura.

segunda-feira 27 de dezembro de 2021 | Edição do dia

A luta dos professores teve início no dia 10 de dezembro e segue se enfrentando com a intransigência do prefeito, que entrou com liminar na justiça contra a categoria, depois de ter usado a GM para jogar gás de pimenta na categoria na semana passada. De forma completamente arbitrária e absurda, o desembargador do TJ/RN, Amaury Moura Sobrinho, atacou o direito de greve da categoria e definiu uma multa de R$ 10 mil por dia parado, demagogicamente defendendo a educação dos alunos.

A categoria exige o reajuste de 12,84% no piso salarial, previsto na legislação municipal, com paridade entre ativos e aposentados, mas o prefeito insiste em oferecer metade do valor, que não cobre nem a inflação de 2021,que chegou aos 10,5%. Uma política de precarização da educação, que é visível também nas escolas. Outra reivindicação da categoria é que o retorno presencial das aulas, que deve chegar aos 100% ano que vem, seja com garantia de condições básicas de trabalho e estrutura nas escolas. Segundo denunciam os professores, faltam condições de biossegurança e escolas foram reabertas com problemas na estrutura e até mesmo falta de merenda para os alunos da CMEI.

Nessa assembleia a categoria decretou portanto continuidade da greve, se enfrentando agora com o autoritarismo do judiciário e da prefeitura, e também a realização de um novo ato nessa terça-feira, 28, às 8h, em frente a prefeitura. Chamamos a todos a se somarem a essa manifestação em solidariedade a categoria, que é um exemplo de enfrentamento contra o aumento do custo de vida e a precarização do trabalho.

Chamamos o conjunto da população e em particular os demais sindicatos, movimentos sociais e partidos de esquerda a se colocarem a serviço da vitória desta greve, que é uma luta também em defesa da educação, contra o reacionário prefeito Álvaro Dias, que deteriora as condições de trabalho e ensino dos professores e as escolas, enquanto impõe um retorno inseguro, com falta até mesmo de merenda para os alunos. Mas também contra essa justiça que novamente mostra que não está do lado dos trabalhadores, mas daqueles que atacam os trabalhadores. É fundamental uma ampla campanha em defesa do direito de greve da categoria, contra as arbitrariedades do Tribunal de Justiça do RN.

Nós do Esquerda Diário nos colocamos a disposição de fortalecer essa luta, que se unificada com demais categorias, a juventude e os movimentos sociais, pode se enfrentar contra os ataques de Bolsonaro, Mourão, e da direita que Álvaro Dias representa, como a Reforma Administrativa e revogar a PEC do Teto de Gastos, que precarizam os serviços básicos da população. Uma luta que, assim como a greve do Detran-RN e da saúde do estado, são exemplo de como enfrentar esses ataques à vida da população e a precarização do trabalho, imposto inclusive pelo governo estadual de Fátima Bezerra (PT).




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias