×

MULHERES NEGRAS E MARXISMO | GRUPO DE ESTUDOS DF/CENTRO-OESTE

Hoje, terça-feira (04), estará de volta no Campus Virtual do Esquerda Diário, o curso “Mulheres Negras & Marxismo” que tem à frente Letícia Parks, com o tema: “Negras no Topo?”. A fim de ampliar o debate, professoras, trabalhadoras e estudantes negras do DF/Centro-Oeste convidam para o Grupo de Estudos regional do curso, sábado(08) às 16h com a participação de Grazi Rodrigues.

Cris LibertadProfessora da rede estadual em Anápolis - GO.

terça-feira 4 de maio de 2021 | Edição do dia

Imagem por Nicolle Gonçalves; desenho por Isadora Romera e Filipe Souza

Hoje, 04 de maio às 20h será a aula com o tema "Negras no topo?" do curso Mulheres Negras & Marxismo promovido pelo Campus Virtual do Esquerda Diário, que é gratuito mediante inscrição. Letícia Parks que é uma das co-organizadoras do livro “Mulheres Negras e Marxismo”, vai expor a partir da perspectiva do feminismo socialista as armadilhas que o liberalismo impõe às lutas dos movimentos negro e de mulheres, que não devem perder a perspectiva das lutas de classes, tendo em vista à não cair nas ilusões de um capitalismo “mais” negro, feminista ou antirracista.

A fim de ampliar o debate, no próximo sábado, 8/5 às 16h, o Grupo de Mulheres Pão e Rosas da regional do DF/Centro-Oeste, fará grupo de estudos virtual com a participação de Grazi Rodrigues, professora da rede municipal de SP e militante do Pão e Rosas e Quilombo Vermelho para aprofundar os debates da aula. Imperdível! Venha participar e debater esse e outros temas conosco!

Veja os convites completos abaixo:

Grazi Rodrigues, professora da rede municipal de SP

Cris Sousa, professora da rede estadual de Anápolis - GO

Manu Nascimento, professora da rede estadual do DF

As referências bibliográficas para a discussão estarão no Campus do Esquerda Diário, porém as mesmas serão compartilhadas no grupo em formato digital (pdf).

Bibliografia obrigatória:
Flávia Telles e Letícia Parks, As armadilhas do liberalismo na luta das mulheres negras, in: Mulheres Negras e Marxismo, São Paulo: Iskra, 2021, p. 231-255.

Bibliografia complementar:
Andrea D’Atri, As Mulheres no primeiro Estado Operário da história, in: Pão e Rosas, São Paulo: Iskra, 2017, p. 147-167.

Assista a aula "Opressão e Exploração neste link. E a "Luta Negra e Luta de Classes" neste link.

Confira o cronograma das aulas e dos debates do grupo de estudos (as primeiras datas são referentes às aulas e as segundas datas ao grupo de estudos):
04/05: Negras no topo? às 20h | 08/05 às 16h
11/05: Mulheres negras e estratégia socialista às 20h | 15/05 às 16h


Se você é do Distrito Federal ou região e quer participar e/ou conhecer o Pão e Rosas, mande uma mensagem para (61)99903-2711 - Luiza




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias