×

PRIVILÉGIOS AOS MILITARES | Privilégios milionários: militares planejam bolsas de estudos de R$ 1,6 milhão no exterior

Militares estão se articulando para criar programa de bolsas de estudos exclusivo às Forças Armadas em que as bolsas chegariam a 1,6 milhão anual, valor é cinco vezes maior do que professores e estudantes de instituições civis. Com informações da Revista Piauí.

sexta-feira 4 de junho de 2021 | Edição do dia

Foto: Fernando Souza/AFP

Enquanto pesquisadores das Universidades brasileiras agonizam e não tem garantias de funcionamento e financiamento nem para fechar o ano, as Forças Armadas seguem se esbaldando e planejando aumentar seus já enormes benefícios extremamente discrepantes.

Gravações de sete reuniões das Forças Armadas foram escutadas pela Revista Piauí e trazem informações sobre o planejamento de dois programas de pesquisa que estão sendo planejados pelo Departamento de Ensino do Ministério da Defesa. As áreas pesquisadas seriam áreas consideradas “estratégicas” para o país.

Pode te interessar: Universidades federais podem fechar até julho após corte bilionário do Governo Bolsonaro

Os programas preveem bolsas de estudos de até 300 mil dólares anuais, o que seria o equivalente a 1,6 milhões de Reais atualmente. Somente militares e civis das Forças Armadas poderiam garantir este benefício. Os civis das Forças Armadas, porém, teriam mais dificuldade para garantir os benefícios.

Em comparação, um professor universitário de Universidade Federal que deseje pesquisar no exterior, ganhando o máximo possível, teria como bolsa 160 mil por ano, o que seriam 13,3 mil mensais.

Este projeto surge concomitante aos maiores cortes em anos que estão sujeitas as universidades federais, onde o orçamento para educação voltou ao patamar de 2004, quando o número de alunos era bem menor. O corte chegou a 1.1 bilhões de reais.

Leia também: Dois caminhos depois do #29M: atos de desgaste eleitoral pró-Lula ou radicalizar a luta?




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias