×

ELEIÇÕES NO PERU | Primeiros resultados colocam em primeiro lugar Pedro Castillo, do Perú Libre

Flash eleitoral e boca de urna colocam Pedro Castillo com 16,1%, no primeiro lugar das eleições gerais desenvolvidas no domingo, 11 de abril, em todo o Peru.

segunda-feira 12 de abril de 2021 | Edição do dia

No segundo lugar há um empate entre Hernando de Soto (11,9%) y Keiko Fujimori (11,9%). Muito colado a eles se encontra Yonhy Lescano, com 11%. Um pouco mais atrás se localizaria Rafael López Aliaga, com 10,5%, e Veronika Mendoza, em sexto lugar, com 8.8%.

Embora esses resultados, pelo caráter da avaliação que tem uma margem de erro de 3%, ainda não asseguram formalmente quem realmente passaria ao segundo turno, o que tem mais possibilidades dentre todos é Pedro Castillo, do Perú Libre.

O segundo lugar é muito disputado e, pelo que se vê, no que resta das contagens, vão disputar voto entre os candidatos que aparecem neste primeiro grupo dos que encabeçam as preferenciais eleitorais.

A surpresa foi dada pelo professor Pedro Castillo, que na última seção do processo eleitoral teve um pico que o levou do sótão da mesa a encabeçar os resultados. Sua aparente vitória neste primeiro turno demonstraria o descontentamento da população contra os partidos e os dirigente considerados como tradicionais e vinculados ao status quo

Cabe mencionar que, se os índices do voto viciado, nulo, branco e da abstenção, ainda não se fizeram públicos, pelos baixos resultados obtidos pelos candidato que encabeçam as preferenciais eleitorais e pelos resultados das enquetes prévias ao processo eleitoral, essa porcentagem seria muito alta, a qual lhe tira legitimidade do processo eleitoral e coloca em evidência uma vez mais a profunda crise política que se vive no país.

Matéria em desenvolvimento




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias