×

URGENTE: GOLPE NA TURQUIA | Primeiro ministro Turco afirma tentativa de golpe militar

Nesta sexta, o primeiro ministro turco Binali Yildirim afirmou que o país sofreu tentativa de golpe militar. Segundo o mesmo, em comunicado e NTV, os responsáveis são um grupo dentro do Exército que se rebelou e que “vão pagar um alto preço”. Já os militares comunicaram que o poder foi tomado “em prol da ordem democrática".

sexta-feira 15 de julho de 2016 | Edição do dia

Foto: Yasin Akgul / AFP

Segundo matéria do jornal El País, os avisos da rebelião começaram por volta das 21h locais. A matéria se refere ainda à fechamento do tráfego às pontes Bosforo e Fatih Sultan pela polícia e a sobrevoo de helicópteros militares as cidade turcas de Istanbul e Ancara.

O jornal britânico The Telegraph, tanques foram vistos nas ruas de Istambul e há relatos de conflitos entre policiais e militares.

A CNN afirma que o aeroporto internacional de Ataturk, em istanbul, teve seus voos cancelados e que jatos sobrevoam a cidade.

O acesso ao Facebook, ao Twitter e ao Youtube está restrito, afirmam grupos de monitoramento da internet. Já é possível ver alguns vídeos de sobrevoos de jatos nas redes sociais.

A agência turca Dogan relatou ambulâncias que se dirigiam ao quartel central do Estado Maior. Foram ouvidos tiroteios segundo testemunhas.

Segundo o diário digital T24, o edifício onde se acha o centro dos serviços secretos turcos era alvejado a partir de um helicóptero militar.

A Turquia, país membro da OTAN, apresenta maior número de crises considerando os países membros. Esse é mais um episodio de crise que se soma às relações suspeitas com o Estado Islâmico e ao conflito com os curdos.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias