×

METRÔ DE SÃO PAULO | Presenciei não a quebra de canelas ou joelhos em quadra, e sim a quebra de rotinas, de hierarquias, de preconceitos!

sexta-feira 7 de agosto de 2015 | 00:00

Trabalhadoras do Metrô de SP estiveram presentes em time feminino no I Torneio de futebol Operário Intercategorias, ocorrido no último domingo, em São Paulo. O time era composto por metroviárias, familiares de metroviários e Jovens Cidadãs. No país do futebol, as metroviárias vieram à campo com o time "Canelas inteiras, rotinas quebradas" e mostraram que é possível romper os padrões que a sociedade impõe com este esporte tão masculinizado, unindo o lazer e a confraternização com a solidariedade entre as diversas categorias. As metroviárias já se comprometeram a seguir treinando para os próximos campeonatos. Veja os depoimentos após o I Torneio de futebol Operário Intercategorias:

"Fisicamente dolorida, mas muito feliz e realizada. Devido ao esforço, tanto para se quebrar a rotina quanto para dar o melhor de mim em quadra, me fez suar a camisa. Porém tudo foi recompensado com a oportunidade única de celebrar com pessoas especiais mais do que um campeonato... Uma verdadeira ação social. Presenciei não a quebra de canelas ou joelhos em quadra, e sim a quebra de rotinas, de hierarquias, de preconceitos! Vi times lutando por causas, por ideais. Que venham muitos outros campeonatos, pois quando em meio a um torneio temos a oportunidade de conhecer gente nova, compartilhar ideias e ideais, com certeza o resultado do jogo se torna apenas um mero detalhe."

Juciara Rodrigues, Metroviária da Estação Itaquera, Linha 3 - Vermelha

"Nunca joguei futebol, na época de escola curtia vôlei e handebol. Mas fiquei mais a vontade quando soube que a maioria também não jogava, mas a realidade é que o mais importante foi estarmos unidas, aquela sensação de "nós também podemos". Sair da rotina foi gratificante e agradeço especialmente as meninas que com carinho cuidaram dos nossos pequenos, tornando possível que nós mães participássemos. Perdemos os jogos, mas apesar disso fiquei feliz e fui para casa com um gostinho de quero de novo."

Viviane Machado, Metroviária da Estação Itaquera, Linha 3 - Vermelha

"Adorei participar do campeonato! Por não conhecer muitas participantes, fiquei tímida de início mas fui muito bem recebida, todas as meninas foram acolhedoras e gostei muito de conhecê-las! É sempre bom poder ressaltar que futebol, assim como diversas outras atividades, não é uma exclusividade masculina, que joga quem quer e se a mulherada quiser jogar, a mulherada vai jogar! Não vai ser o machismo que vai nos impedir de sermos e fazermos o que quisermos, seja no esporte, no lazer ou até mesmo na profissão. O preconceito sempre existirá, mas não podemos deixar que isso prevaleça"

Dai Martins, trabalhadora da Prefeitura de SP

"O I Torneio de Futebol Operário Intercategorias foi uma experiência muito importante pra provar que podemos quebrar a rotina maçante de nossos trabalhos que nos exploram tanto, e que até tiram nossos poucos momentos de diversão. Nas lutas e nas quadras somos fortes, e o mais importante: somos uma só classe!"

Kaky Vagli, Metroviária da Estação LUZ, Linha 1 - Azul

"Foi muito gratificante estar com nosso time de metroviárias no I Torneio de Futebol Operário Intercategorias, um grande desafio montar um time como esse. Mulheres fortes e corajosas enfrentaram a rotina e a dupla jornada de trabalho para num domingo ensolarado jogarem futebol! A solidariedade entre todos os times ali presentes e o prazer de estarmos juntas jogando e nos divertindo fez do Torneio um momento único e muito especial. Unidas pela luta, e também pelo futebol! Sigamos treinando e estreitando nossos laços!"

Fernanda Peluci, Metroviária demitida política do governo Alckmin




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias