×

VENEZUELANOS NO BRASIL | Prefeito de Pacaraima (RR) já atropelou crianças venezuelanas

Recentes escândalos de ataques violentos aos venezuelanos no Brasil tem dado destaque às políticas xenófobas do prefeito de Pacaraima (RR) e trouxe à tona caso de ano passado em que atropela duas crianças venezuelanas.

terça-feira 21 de agosto de 2018 | Edição do dia

Recentes escândalos envolvendo venezuelanos no Brasil tem dado destaque às políticas de xenofobia da governadora de Roraima, Suely Campos (PP) e do prefeito de Pacaraima Juliano Torquato (PRB), cidade que faz divisa com a Venezuela.

A governadora pediu medidas do Judiciário e do governo para impedir o direito dos venezuelanos de se instalar no país, com justificativas fajutas de impedir conflitos.
http://www.esquerdadiario.com.br/Governo-de-RR-pede-ao-STF-barreira-xenofoba-contra-entrada-de-venezuelanos

Com os escândalos devido à xenofobia impulsionada e incentivada pelo governo de Roraima, voltou à tona na mídia um caso em que o atual prefeito de Pacaraima atropelou duas crianças venezuelanas no ano passado. As crianças brincavam de bicicleta, e uma das vítimas ficou em estado grave.
Em um primeiro momento, era muito incerto afirmar que se tratava de um caso de xenofobia. Entretanto, com as recentes ações do governo e prefeitura em questão, fica evidente que, para ambos, os venezuelanos não são bem vindos e isso levanta de maneira mais forte a hipótese de que tenha realmente sido uma ação - e não um acidente - provocada por conta da xenofobia do prefeito.

É preciso imediatamente dar condições aos venezuelanos para que fiquem, colocando fim às políticas xenófobas do governo de Roraima e prefeitura de Pacaraima. Os venezuelanos devem ter liberdade para transitar e se instalar em qualquer cidade do país, e garantidos seus direitos básicos à saúde (tratamento médico e medicamentos), educação (infantil de jovens e adultos) e transporte de maneira gratuita.

Essa é uma batalha de toda a esquerda brasileira contra a xenofobia, é também batalha dos sindicatos e centrais sindicais junto aos organismos de direitos humanos.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias