×

SOCIEDADE | Preço absurdo das passagens de trem no RJ causou a morte de 31 pessoas somente em 2021

Ao menos 31 pessoas, em sua maioria jovens e trabalhadores foram mortos por atropelamento de trem no RJ. A causa desses atropelamentos se dá porque a passagem se encontra cada vez mais cara, fazendo com que muitas vezes trabalhadores e estudantes tenham que se deslocar pelas linhas de trem até a estação para poder ter o acesso ao transporte público.

quinta-feira 8 de julho | Edição do dia

Foto: Reprudução/TV Globo

Os dados sobre as mortes foram divulgados pelo RJ1, e escancaram a precarização do acesso ao transporte público por conta da sede de lucros dos empresário donos das empresas de trem, que de tempos em tempos aumentam os preços das passagens, para aumentar seus lucros deixando centenas de trabalhadores a própria sorte tendo que arriscar suas vidas andando pelas linhas de trem para chegar ao trabalho.

Além disso existem muitos atropelamentos que não causaram mortes mas causaram danos irreversíveis ou graves, como o caso de Lohan, dançarino que ao se deslocar para seu local de trabalho se desequilibrou dos trilhos e teve que ser operado.

Outro fato é que nível de fluxo de trabalhadores é tão grande, que em diversos pontos existem banquinhas de camelô e venda de alimentos instaladas nas linhas do trem.

Estes dados só revelam que a sede de lucros dos capitalistas tem a capacidade de cometer atrocidades, com a de sujeitar trabalhadores a se arriscarem pelas linhas dos trens para poder ter acesso ao trabalho. Por isso é necessário que o transporte seja 100% gratuito, estatizado sobre o controle dos trabalhadores para que os capitalistas parem de lucrar com as necessidades básicas da população, como a de poder se locomover.

Fonte: G1




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias