Juventude

Pré-vestibular Comunitário em Santa Cruz pede sua ajuda

quinta-feira 13 de abril de 2017| Edição do dia

Projeto que iniciou suas atividades no começo do ano e atende 42 alunos precisa de ajuda para poder atender com mais qualidade e dar conta de alguns gastos básicos, como produtos de limpeza, impressões de matérias didáticos, piloto de quadro branco.

Santa Cruz Universitário é o único pré-vestibular comunitário gratuito de Santa Cruz, bairro da zona oeste carioca. Doe através de campanha lançada na plataforma de financiamento coletivo.

O bairro operário que completa 450 anos em 2017 e abriga cerca de 200 mil pessoas carece de serviços básicos para a população, incluindo ai uma grande debilidade na questão educacional, com escolas em número insuficiente para a quantidade de alunos.

Num momento de avanço do neoliberalismo e dos constantes ataques do governo Temer e Pezão á classe trabalhadora é de grande importância a presença de um pré-vestibular gratuito que atenda aos jovens carentes de uma educação de qualidade.

Segue o apelo presente no facebook Santa Cruz universitário e mandado para nós pela estudante e colaboradora do projeto Juliana Bonekamp.

“O bairro de Santa Cruz, Zona Oeste do município do Rio de Janeiro, completa 450 anos de fundação em 2017. Neste momento simbólico, um grupo de professores e de outros profissionais, todos conscientes de que a educação é o principal agente de transformação social e individual, se juntou para criar o Pré-vestibular Social Santa Cruz Universitário. Nosso projeto tem como missão ajudar jovens de baixa renda, moradores de Santa Cruz e adjacências, a realizarem o sonho de ingressar numa universidade. Vale ressaltar que na região, no momento, não há projetos semelhantes que ofereçam oportunidades aos jovens de forma gratuita.

Não almejamos ser somente um reforço ao conteúdo ensinado nas escolas com ênfase no vestibular, mas sim um projeto social cônscio de que a educação é a única ferramenta capaz de promover mudanças sociais profundas e significativas. As aulas já começaram no dia 20 de março de 2017, e o Santa Cruz Universitário já está atendendo 42 alunos. Para além dos conteúdos tradicionais, pretendemos aplicar inúmeras oficinas de desenvolvimento pessoal, atividades externas, visitas às universidades, orientação vocacional e muito mais.

Mas para isso precisamos de alguns recursos essenciais para o prosseguimento das nossas atividades: auxílio passagem para os voluntários; impressão de simulados, textos e exercícios; materiais de limpeza; equipamentos multimídias para uso nas aulas; e de outros itens essenciais para a manutenção das aulas.

Dessa nossa necessidade nasce esse financiamento coletivo, pois a ajuda de cada um de vocês é fundamental para levarmos adiante essa proposta de ajudar uma turma de jovens a se tornar universitários. Se cada um doar um pouquinho poderemos realizar o projeto com a qualidade que os nossos alunos merecem e precisam.

Convidamos todos vocês a curtirem nossa página no Facebook para acompanhar nosso trabalho, fiscalizando onde e como toda ajuda será aplicada.”




Tópicos relacionados

Juventude

Comentários

Comentar