×

PARTIDO | Por que não permitem a entrada do MRT no PSOL?

domingo 8 de novembro de 2015 | Edição do dia

O Movimento Revolucionário de Trabalhadores, que impulsiona o Esquerda Diário e é composto por centenas de trabalhadores, jovens, mulheres, negros e LGBT que são reconhecidos por sua trajetória de luta votou em julho a proposta de entrar no PSOL.

A Executiva Nacional do PSOL negou nossa entrada, protelando a discussão para março ou abril do ano que vem e somente garantiu que permitiria a filiação de alguns militantes nossos para poderem se candidatar nas eleições em 2016. O argumento foi que era necessário ver o nível de acordo “programático” que havia.

Frente à inédita negativa, já que o PSOL até agora se apresentava como um partido aberto a distintas tradições que se colocam como socialistas, o MRT realizou uma campanha pela entrada do MRT no PSOL que ganhou amplo apoio em todo o país.

Foi ficando claro que o motivo da negativa não era uma necessidade de “profundo” acordo programático, pois o PSOL incorporou parlamentares vindos diretamente de partidos burgueses como o PSB e PDT. Ou o PSOL tem acordo com o programa que estes parlamentares defenderam até agora, longe de qualquer tradição de luta da esquerda?

Nos propusemos entrar no PSOL para batalhar por outra política, por uma orientação revolucionária, que só pode ser contra esse giro petista, as alianças com o governismo e a entrada de carreiristas burgueses.

Chamamos os militantes do PSOL que vêm participando da preparação do Congresso desse partido que se realizará nos dias 5 e 6 de dezembro, assim como os delegados eleitos para esta que é a instância mais democrática de decisão do partido, a rechaçar esta política que vem sendo trilhada. Chamamos a batalhar contra a entrada de candidatos arrivistas provenientes de partidos burgueses.

Contra isso, propomos aprovar uma orientação que coloque todos os esforços do partido a serviço de cercar de solidariedade as lutas de resistência contra os ajustes e a partir daí projetar uma força política independente tanto do governo petista como da oposição de direita, a votar a entrada do MRT como tendência interna do PSOL para darmos juntos essa batalha.

Chamamos todos aqueles que apoiaram a entrada do PSOL a apresentarem essa moção no Congresso.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias