×

Violência policial | Polícia racista: em 2020, 78.9% das mortes em ação da polícia são de negros

O estado do RJ concentra 8 das 10 cidades com as maiores taxas de negros assassinados pela polícia. A chacina policial do dia 22 em São Gonçalo - 4ª cidade da lista - que deixou ao menos 8 mortos, é um exemplo brutal dessa estatística que é manchada com sangue negro, jovem e periférico.

terça-feira 23 de novembro de 2021 | Edição do dia

Os dados de 2020 foram coletados pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, e o levantamento foi feito pelo UOL. Ano passado, o Brasil registrou 5.092 assassinatos de pessoas negras em ações da polícia. Esse número corresponde a 78.9% das 6.416 mortes causadas pela polícia nesse ano. 2020 teve o maior índice de letalidade policial desde 2013, ano em que a pesquisa começou a ser registrada pelo Anuário de Segurança Pública. Do número total de mortes em 2020, 68.8% foram de jovens de 12 a 29 anos.

Sete dos oito municípios do RJ apontados no levantamento ficam na região metropolitana, e são eles: São Gonçalo, Itaguaí, Japeri, Belford Roxo, Mesquita, Queimados e São João de Meriti e Angra dos Reis – que fica na Costa Verde fluminense. A única capital da lista é Salvador (BA) e Santo Antônio de Jesus (BA) também está presente. O levantamento só leva em consideração municípios com mais de 100 mil moradores.

O racismo estrutural presente no Brasil, escancarado pela violência policial em cima da juventude negra e periférica deve ser combatido em suas raízes que se firmam no sistema capitalista e que produz escândalos como o caso do policial que matou Amarildo e foi indenizado pela Justiça por mais de R$30.000.

Veja também: Contra Bolsonaro, Mourão, a fome, a precarização e as chacinas, faremos Palmares de novo!




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias