Logo Ideias de Esquerda

Logo La Izquierda Diario

SEMANÁRIO

Plínio Sampaio Jr.: "O PSOL acabou enquanto um partido de esquerda"

Diana Assunção

Plínio Sampaio Jr.: "O PSOL acabou enquanto um partido de esquerda"

Diana Assunção

A estreia do programa "Esquerda em Debate" contou com a presença de Plínio de Arruda Sampaio Jr., um dos nomes que impulsionou o manifesto “PSOL na Encruzilhada". Plínio é professor aposentado do Instituto de Economia da Unicamp, coordenador do Polo Socialista e Revolucionário e editor do site Contrapoder.

O programa Esquerda Em Debate é a nova iniciativa do Ideias de Esquerda e do Esquerda Diário, conduzido por Diana Assunção, dirigente do MRT, que irá entrevistar setores da esquerda brasileira para debater os caminhos de construção de uma alternativa de independência de classe no Brasil. Diante da situação reacionária que vivemos sob Bolsonaro e o regime do golpe, as movimentações de Lula e Alckmin no tabuleiro da política nacional, a esquerda vem passando por uma crise histórica, em especial com o PSOL que está firmando uma federação com o partido burguês que é a REDE de Marina Silva e se diluindo na chapa Lula-Alckmin. Essa iniciativa é parte da nova seção do Esquerda Diário, que busca dialogar com todos os setores críticos a Alckmin e Marina Silva neste momento.

A estreia do programa contou com a presença de Plínio de Arruda Sampaio Jr. um dos nomes que impulsionou o manifesto “PSOL na Encruzilhada". Plínio é professor aposentado do Instituto de Economia da Unicamp, coordenador do Polo Socialista e Revolucionário e editor do site Contrapoder.

Nessa primeira entrevista, Diana Assunção e Plínio de Arruda Sampaio Jr. abordaram temas como a profunda crise política pela qual passa o país em 2022 e o desafio da esquerda revolucionária frente a essa situação política. Debateram o papel que as instituições como o STF possuem para a sustentação desse regime e a alternativa programática de uma nova constituinte. Discutiram a diluição da esquerda brasileira, em especial do PSOL, no projeto frenteamplista, abordando as origens do partido e os rumos que o PSOL irá tomar. Por último, analisaram as alternativas internacionais e nacionais, em especial, o papel do Pólo Socialista e Revolucionário diante da reorganização da esquerda.


veja todos os artigos desta edição
CATEGORÍAS

[Esquerda em debate]   /   [Federação PSOL-REDE]   /   [Convenção Constituinte no Chile]   /   [Chile]   /   [PSOL]   /   [Debates na esquerda]   /   [Esquerda]

Diana Assunção

São Paulo | @dianaassuncaoED
Comentários