Mundo Operário

GREVE NA PBIO

Petroleiros em greve da Petrobras Biocombustíveis realizam ato na sede da Petrobras

No inicio de sua terceira semana de greve, petroleiros em greve da Petrobras Biocombustíveis fizeram um ato em frente a sede da Petrobras, no centro do Rio de Janeiro. Aconteceram atos também em outras partes do país.

quarta-feira 2 de junho| Edição do dia

O ato começou ao 12h, em frente a Petrobras. Também ocorreram atos nas unidades da Petrobras Biocombustíveis em Montes Claros (MG) e Candeias (BA).

Ato em Montes Claros. (Foto: Sindipetro MG)

A Petrobras está diante de decidida ofensiva privatista do governo Bolsonaro, com apoio dos militares que presidem a empresa e do STF que autorizou essa modalidade de privatização sem votação no Congresso, sem sequer licitação, favorecendo negociações secretas e vendas criminosas, a valores muito abaixo do mercado. Enquanto a greve da PBIO entra em sua terceira semana outros setores da empresa estão paralisando como as unidades de Pilares e Furado no estado de Alagoas. Os trabalhadores dessas unidades decidiram pela greve em assembleia após uma série de punições impostas pela empresa aos trabalhadores. Hoje encontram-se já no seu terceiro dia de greve.

É necessário que todos os sindicatos de petroleiros apoiem ativamente a greve da PBIO e das unidades de Alagoas e tomem ações urgentes para unificar toda a categoria nacionalmente em defesa de todos empregos, direitos, e contra as privatizações em todo sistema Petrobras. Com a unidade de toda a categoria e buscando se ligar a outros setores em luta, se apoiando na força mostrada pelas manifestações do dia 29 de maio é possível exigir de todos sindicatos e centrais sindicais organizem um dia nacional de greve e atos de rua contra todos ataques implementados pelo governo Bolsonaro, Mourão e o restante de militares que agora presidem a empresa.

Para isso é necessário que os trabalhadores exijam de seus sindicatos assembleias e medidas de luta para fortalecer as greves em curso tomando um rumo oposto do que uma maioria dos sindicatos petroleiros tem feito que é no máximo postar notas de apoio.

Veja abaixo a fala do petroleiro Leandro Lanfredi no ato do Rio:




Tópicos relacionados

Petrobrás Biocombustíveis   /    PBIO   /    Greve da PBIO   /    Petroleiros   /    Petrobras   /    Privatização da Petrobras   /    Greve dos Petroleiros   /    Rio de Janeiro   /    Mundo Operário

Comentários

Comentar