×

PETROBRAS | Petrobras é usada para enriquecer novos donos da BR Distribuidora privatizada, veja um contrato escandaloso

A Petrobras está sendo usada para enriquecer os novos donos da privatizada BR Distribuidora. A operação é absurda, milionária e gera custos excessivos para a Petrobras e lucros extraordinários aos novos donos.

terça-feira 30 de março de 2021 | Edição do dia

Depois de privatizada, a BR Distribuidora mostra bem a que serve a política de entrega de estatais: virou uma grande mamata para poucos empresários. Ela lucra única e exclusivamente adicionando a sua margem em notas fiscais, em operações simples e que geram ônus para a Petrobras, tornando mais cara toda a operação.
Por exemplo, em dezembro de 2020, a BR fechou um contrato com a Petrobras comprar óleo diesel marítimo (marine gasoil, o “bunker”). O valor foi de R$ 148,5 milhões de reais, que vai diretamente para o bolso daqueles que adquiriram a empresa. O combustível para as plataformas e navios de apoio devem ser entregues nas áreas de partilha do pré-sal.

Como se sabe se trata de áreas próximas à costa do Rio de Janeiro e de São Paulo. De onde viria esse combustível? Depende, se for em São Paulo, vem diretamente da Revap, Replan, Recap ou da RPBC, refinarias da Petrobras. Se for no Rio de Janeiro, vem da Reduc, da Petrobras também, do Paraná vem da Repar, e se for na Bahia da RLAM, a refinaria que estão tentando privatizar.

Ou seja, a BR Distribuidora comprará óleo das refinarias da Petrobras e entregará com ágio e lucro para a mesmíssima Petrobras. Um contrato que é uma mamata de centenas de milhões de reais!

Veja abaixo detalhes do contrato publicados em matéria do site "Money Times":

Privatizada logo no início do governo Bolsonaro, a BR era a segunda maior empresa do país em faturamento, perdendo somente para a Petrobras. A empresa era a distribuidora da estatal, seu braço para chegar em postos de gasolina em cada canto do país. Agora, a BR unicamente adiciona no custo que já existia do transporte, a margem de lucro dos seus donos privados.

Com contratos deste tipo, e com a redução pela metade (ou mais) dos salários dos trabalhadores que antes pertenciam à Petrobras Distribuidora, a BR lucra montantes absurdos. Em plena pandemia, no ano de 2020, seu lucro foi 4 vezes maior do que os próprios donos estimaram, 424,6% à mais do que o estimado, ou 3,148 bilhões de reais. Tudo isso para emitir notas fiscais em cima dos derivados de petróleo produzidos pela Petrobras e entregues para a Petrobras com ágio.

A privatização serve para gerar lucros excepcionais para os compradores, arrancando da Petrobras como nesse caso, ou de todos brasileiros como vemos nos custos abusivos do gás de cozinha, da gasolina, do diesel.

Para se aprofundar no tema escute o "PODCAST Peão 4.0 Combustível caro e a privatização da Petrobras




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias