×

Custo de vida | Petrobras aumentará preço da gasolina em 3,3% para garantir lucro de seus acionistas

A medida entrará em vigor nesta quinta-feira (12/08). Preço do litro da gasolina nas refinarias aumentará em 9 centavos, para R$ 2,78. A medida serve para garantir o lucros dos acionistas da Petrobras e tornar mais atrativa a sua privatização.

quarta-feira 11 de agosto | Edição do dia

(Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Este é o segundo aumento em pouco mais de um mês, e também o segundo aumento da gestão do general Silva e Luna a frente da estatal. Com este reajuste de 3,3%, o preço da gasolina já aumentou 51% em 2021, enquanto o preço do diesel, que não será reajustado desta vez, acumula alta de 40%. Devido a política de preços da direção da Petrobras e do governo federal, os combustíveis vem contribuindo, mês a mês, para o aumento da inflação no Brasil, que está em alta.

Leia mais: Petrobras lucra com precarização do trabalho, privatização e combustíveis caros

Estes preços dos combustíveis, no entanto, favorecem os acionistas da Petrobras, pois tem significado aumento de lucros para eles. Apenas no segundo trimestre de 2021, a empresa distribuiu R$ 31,6 bilhões em dividendos, ao custo de piorar as condições de vida da população e de precarizar o trabalho de seus funcionários. Esses fortes lucros também tornam mais atraente a privatização da empresa, o que é a meta de Bolsonaro e dos militares, que têm privatizado a Petrobras por partes.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias