×

Governo Bolsonaro | Pesquisa mostra que 69% dos brasileiros acham que governo Bolsonaro favorece grandes empresários

Em pesquisa foi feita pelo Instituto Conhecimento Liberta (ICL), brasileiros opinam sobre o governo Bolsonaro e a atuação de Paulo Guedes: 51% acreditam que o governo desfavorece os trabalhadores e 69% acreditam que a gestão Bolsonaro atua para os grandes empresários.

segunda-feira 13 de dezembro de 2021 | Edição do dia

Imagem:Wilson Dias/Agência Brasil

A pesquisa foi feita com 2.685 pessoas entre os dias 10 e 26 de novembro.

51% dos entrevistados acreditam que o governo Bolsonaro desfavorece os trabalhadores e 47% que desfavorece as pessoas em situação de extrema pobreza. 69% opinam que a gestão favorece grandes empresários e 68% que favorece banqueiros.

- “Nova” reforma trabalhista de Bolsonaro: aprofundamento da precarização e favorecimento dos interesses capitalistas

43% dizem não haver nenhum aspecto digno de elogio, e apenas 28% elogiam o combate a corrupção do governo. Entre os pontos negativos, são mencionados o fracasso no enfrentamento a pobreza e das desigualdades e o mau desempenho no combate a pandemia (44%).

Sobre a atuação de Paulo Guedes como ministro da Economia, 86% reconhecem a crise econômica e 90% acreditam que os mais pobres são os mais prejudicados. 40% acreditam que a sua atuação não tem nenhum aspecto positivo, em contrapartida com 27% que elogiam a ajuda financeira para a população mais pobre.

- Inflação em novembro é maior desde 2015 e é maior acumulada desde 2003

Entre os pontos negativos mais citados estão o custo de vida e política de preços (45%), controle da inflação (43%) e deficiência na geração de empregos (39%).

Em geral, 14% consideram a gestão de Paulo Guedes ruim ou péssima e 23% consideram boa ou ótima, 50% consideram o ministro corrupto e 52% o acham incompetente. Além disso, 60% dos entrevistados acreditam que o ministro atua em favor dos mais ricos e dos bancos privados (57%).

Leia também A crise econômica no Brasil e a encruzilhada da burguesia e seu projeto para 2022




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias