×

Greve da MRV em Campinas | Pela voz dos trabalhadores: Que diferença fez o Esquerda Diário na greve da MRV?

Ao fim da greve dos trabalhadores da escravista MRV, que com sua luta conquistaram uma parte de suas reivindicações, o Esquerda Diário recebeu declarações de trabalhadores que falam sobre o papel que nossa mídia cumpriu para a greve dia-a-dia. Veja alguns desses fortes e emocionantes relatos.

terça-feira 31 de agosto | Edição do dia

Veja os relatos dos trabalhadores que protagonizaram a greve da MRV em Campinas sobre o papel do Esquerda Diário.

“Hoje voltamos ao trabalho depois dessa greve e queríamos agradecer o Esquerda Diário por essa cobertura. Se querem saber qual a importância de uma cobertura como essa, para nós a importância disso é ver que os trabalhadores não tem dentro da mídia tradicional, apoio. Porque uma greve que teve repercussão a nível mundial não teve apoio dessa mídia, mas o Esquerda Diário desde que entrou aqui, fez esse papel muito importante para nós. Muito importante para os trabalhadores da MRV que hoje nós temos como uma das mídias que vamos estar levando para sempre, porque é importante que tenha uma cobertura desse porte nas lutas dos trabalhadores. Porque a luta não é por salário, é por mudança de vida, é uma mudança de sociedade, porque o que nós passamos dentro do canteiro de obra, ninguém sabe o que a gente passa. Então a gente precisa divulgar e mostrar. E a importância tão grande do Esquerda Diário nessa luta nossa foi mostrar para a sociedade o que nós sofremos aqui no canteiro de obra e mostrar para aqueles que não sabiam o que vive os trabalhadores da construção civil, hoje sabe como que passa os trabalhadores da construção civil. Então para nós é muito importante, não só para nós, mas para toda a sociedade, para todos que lutam e lutam por muitas coisas. Era isso que eu queria falar.”
L. Trabalhador da MRV

“Estive na greve durante esses 45 dias, todos os dias estive lá, o Esquerda Diário foi algo muito importante na nossa greve. Sem o Esquerda Diário a nossa greve teria ficado esquecida, parada, ninguém teria visto, mas graças ao Esquerda Diário nossa greve foi divulgada, comentada, a nossa greve foi anunciada, então a importância do Esquerda Diário na nossa greve foi fundamental para nosso crescimento, para nossa vitória. O Esquerda Diário foi um instrumento que buscamos em outros lugares e não encontramos, então o Esquerda Diário apareceu para nos apoiar e nos divulgar e para nos ajudar a sair vencedores dessa greve, então eu só tenho a agradecer a todos os responsáveis, a toda equipe do Esquerda Diário, por tudo que fizeram por nós. Se nós saímos vencedores dessa greve grande parte responsável foi o Esquerda Diário, só peço que Deus abençoe vocês e continuem com esse trabalho que vocês tem muito a crescer, o que vocês fizeram de ir em vários lugares do Brasil para divulgar nossa greve. Foi espetacular. Foi sensacional. Então agradeço de verdade em nome de todos os companheiros que estiveram comigo nessa greve por esse apoio, por essa divulgação, por ter conhecido vocês, obrigada para todos os responsáveis do Esquerda Diário.”
M. trabalhadora da MRV

"O Esquerda Diário na nossa greve fez muita diferença, porque se não fosse vocês acho que a gente continuaria escondido. As campanhas que vocês fizeram em outros estados foi um diferencial muito importante. Sem vocês, acho que nossa greve ficaria lá, naquela praça e escondida. Então vocês deram uma força enorme pra gente, foi um diferencial muito grande. "
G. trabalhadora da MRV

“Rapaz, o Esquerda Diário foi importante demais, muito importante, acho que a maior força ali foram vocês, desde o começo junto com a gente ali, dando a maior força pra gente, foi muito bom, vocês disseram que aprenderam com a gente e a gente também aprendeu muito com vocês. As matérias que a gente vê de vocês são muito boas e eu acompanho. Não só daqui, mas também de Belo Horizonte, do Nordeste que vocês fizeram. Foi muito importante para essa greve e a hora que precisa pode contar comigo que eu estou com vocês. Tá bom?”
J. Trabalhador da MRV

“Muito obrigado por ajudar a gente nessa greve, vocês foram muito importante pra nós nessa luta! Por fazer a gente ser reconhecido em todos os lugares, fez as pessoas lá fora ver e dar valor para os trabalhadores e obrigado por ter feito parte junto com a gente nessa luta, a gente venceu e a gente deve isso a vocês todos, obrigado."
C. Trabalhadora da MRV

“Pra mim vocês fizeram muito diferença. Porque acho que se fosse só nós não teríamos um meio de divulga a nossa luta contra a MRV que é uma empresa de muitos meios lucrativos,e muito forte na mídia, não teríamos a chance que tivemos de ganhar. Quanto a minha opinião sobre o resultado, poderia ser melhor, mas também foi bom. Obrigada por estar com a gente.”
I. Trabalhadora da MRV

“Agradecemos pelo apoio recebido do grupo da Esquerda Diário, que durante 45 dias de greve dos trabalhadores da MRV, manifestaram apoio ao nosso movimento.”
M. Trabalhadora da MRV

“Não sei nem como que fazemos para agradecer a força que vocês deram para nós. Se não fosse todo mundo a gente não conseguiria não. Não foi o que a gente queria, mas conseguimos, quebramos a barreira. Tinha aquele muro, nós quebramos a barreira, derrubamos o muro deles ali. O foco foi esse. Nosso objetivo conseguimos, não foi tudo, mas foi bom.”
E. Trabalhador da MRV

“Se não fosse ajude de vocês a gente não teria conseguido nada, porque o Esquerda Diário fez uma diferença enorme na nossa greve, as vezes iamos e vocês chegavam e a gente se animava, sabe? Vocês deram o maior apoio para a gente, eu não sei o nome de todos, mas todo mundo, todos vocês ajudaram a gente muito, tenho muito a agradecer todo mundo. Se não fosse vocês a gente não tinha nenhuma reportagem, nada, nada, nada. Fez uma diferença enorme, enorme mesmo. Espero que vocês cresçam cada vez mais e sejam sempre assim humildes, que sempre trataram a gente bem. A gende adorou vocês, obrigada”.
G. Trabalhador da MRV

"A diferença foi o apoio, a luta e a perseverança lado a lado com a gente todos os dias.”
B. Trabalhador da MRV

“Vocês apoiaram nós com muito carinho, foi ótimo, muito bom mesmo, vocês todos do Esquerda Diário, valeu”
M. Trabalhador da MRV




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias