Logo Ideias de Esquerda

Logo La Izquierda Diario

SEMANÁRIO

[PODCAST] Feminismo e Marxismo – Lutadoras: Chen Billan

[PODCAST] Feminismo e Marxismo – Lutadoras: Chen Billan

Uma iniciativa do Esquerda Diário e Pão e Rosas. Neste episódio, Maíra Machado, Simone Ishibashi e Patrícia Galvão resgatam a história da China a partir da vida da revolucionária Chen Bilan.

Nesse episódio do podcast Feminismo e Marxismo, parte da série Lutadoras, Maíra Machado, Simone Ishibashi e Patrícia Galvão falam de Chen Pilan, uma das grandes mulheres revolucionárias cuja a história é contada no livro Lutadoras- história de mulheres que fizeram história. Chen Pi Lan está entre as mulheres vermelhas, que combateram até o fim da vida por um futuro comunista da humanidade e, no caso da Chen, uma mulher que teve que enfrentar privações de todos os tipos em nome de defender o marxismo revolucionário contra a burocracia Maoista na China e a política stalinista que teve resultados desastrosos não apenas para o futuro da classe operária chinesa, como também na traição de diversos processos que percorriam o mundo no período entre guerras e pós II guerra mundial.

As lições que podemos extrair das enormes lutas operárias e camponesas na China são gigantes e atuais até mesmo porque a China é nesse momento uma enorme potência dentro do capitalismo atual e essa localização tem a ver com os combates vitoriosos e derrotados da classe operária desse enorme país. A luta das trabalhadoras chinesas e dos trabalhadores foi brutal, mas vamos ressaltar o combate principista das correntes trotskistas no seio do movimento operário chinês, desses combates Chen Bi Lan foi linha de frente e mesmo com enormes derrotas que ela viu acontecer, jamais perdeu a firmeza e a certeza de suas convicções, estava munida de uma compreensão profunda da potencialidade revolucionária da classe operária para terminar com o sistema sanguinário capitalista.

veja todos os artigos desta edição
CATEGORÍAS

[Feminismo Socialista]   /   [Feminismo]   /   [China]   /   [História]

Comentários