×

MEIO AMBIENTE | PF faz operação na porta de Ricardo Salles alegando investigação sobre desmatamento

Polícia Federal faz nesta manhã uma operação em endereços de Ricardo Salles e outros, alegando investigação sobre irregularidades na exportação de madeira.

quarta-feira 19 de maio de 2021 | Edição do dia

Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e o presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Eduardo Bim, são alvos de uma operação, nesta quarta-feira (19), que alega investigar a exportação ilegal de madeira para Estados Unidos e Europa. A operação foi autorizada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, que também determinou a quebra dos sigilos bancário e fiscal de Salles, afastamento preventivo de Bim do comando do Ibama e de outros nove agentes públicos que ocupavam cargos e funções de confiança.

As investigações iniciaram em janeiro, segundo a Polícia Federal, a partir de informações "obtidas de autoridades estrangeiras" que noticiavam um "possível desvio de conduta de servidores públicos brasileiros no processo de exportação de madeira". Foi emitido ao todo 35 mandados no Distrito Federal, no Pará e em São Paulo, incluindo endereços residenciais do ministro Salles em São Paulo, no imóvel funcional em Brasília e no gabinete da pasta de Meio Ambiente no Pará.

Salles, que também tem endereço na capital paulista, não está entre essas pessoas afastadas. Pouco depois das 8h, ele entrou na sede da Superintendência da PF em Brasília.

Recomendado: A invasão das terras Yanomami, a devastação ambiental e a geopolítica dos EUA

Matéria em desenvolvimento




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias