×

CORONAVÍRUS | PE: 99% dos leitos do SUS ocupados. Estatizar os leitos privados já!

A situação do SUS em Pernambuco está a beira do colapso. Frente a isso, é urgente a estatização dos leitos do privados para combater a pandemia.

terça-feira 21 de abril de 2020 | Edição do dia

A situação no estado de Pernambuco é cada vez mais crítica. Depois dos colapsos nos estados do Amazonas e Ceará, o estado é o próximo da fila. Com 99% dos leitos de UTI ocupados, já começa a ter filas para os pacientes.

Frente a isso, estatizar os leitos privados seria uma medida elementar. No entanto o governador Paulo Câmara pretende alugar leitos privados, através da contratualização. Esse sistema é mais lento porque depende de chegarem a um acordo que agrade o bolso dos grandes conglomerados de saúde. Mais uma vez, mesmo durante uma pandemia, o lucro está vindo acima das vidas.

Por isso, é necessário exigir urgentemente a estatização e a unificação os sistemas de saúde público e privado e a reconversão da produção para produzir insumos necessários ao combate da pandemia. No entanto, não podemos deixar essa tarefa na mão da burguesia, que já mostrou sua indisposição em resolver a crise, é necessário que essas medidas sejam feitas com o controle operário com auxílio dos especialistas de saúde!




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias